Sessão solene reúne religiões cristãs

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (10), sessão solene alusiva à Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos. A solenidade foi proposta pelo vereador Daniel Tarasconi, após aprovação da lei de sua autoria, no ano passado, instituindo a data no calendário cachoeirense. “Pela primeira vez estão reunidos aqui representantes das igrejas cristãs de Cachoeira do Sul para celebrar essa data. É uma noite marcante para nós, vereadores, que recebemos nesta Casa essa parcela da população que tanto colabora para o bem da nossa cidade”, destacou o vereador.
 
Lideranças religiosas
 
O Bispo Diocesano de Cachoeira do Sul, Dom Remídio Bohn, destacou, em seu pronunciamento, palavras de Jesus sobre unidade. “Que essa Semana de Oração pela Unidade Cristã inicie com a palavra de Jesus na oração que ele fez para todos nós, segundo Capítulo 17 de São João: ‘Pai, que todos sejam um’”.
 
O Pastor Martin Dietz, da Igreja de Confissão Luterana do Brasil, falou sobre a convivência com diferentes ideias e crenças. “Vivemos em uma sociedade marcada por divergências, conflitos e até guerras de muitas espécies. O convívio de pessoas de diferentes convicções políticas, ideológicas e religiosas é marcado por tensões, o que não raro leva a desrespeitos, agressões e violência de pessoas contra seus semelhantes. As diferenças entre as denominações não precisam ser percebidas como problemas, mas podem ser entendidas como a multiplicidade de dons concedidos por Deus a suas criaturas. Necessário se faz, porém, que as diferentes denominações cristãs possam perceber nas obras aquele denominador comum”.
 
O Pastor da Igreja Metodista de Cachoeira do Sul, Artur Daniel Fula, fez a leitura do Salmo 133 e falou sobre o seu significado. “Esse trecho destaca como é bom e agradável que os irmãos vivam em união. Estamos numa casa que é a Casa do Povo e aqui temos várias forças políticas. Da mesma forma, as Igrejas são diferentes e essas diferenças nos torna especiais. É a diferença que nos enriquece, é a diferença que faz com que o mundo seja cada vez melhor. O Salmo 133 diz ‘como é bom estarmos unidos’. Isso significa que a unidade é uma benção. Se nós não tivermos a maturidade de reconhecer e ver no outro o complemento da nossa vida, a nossa vida vira um caos”.
 
A unidade também foi mencionada pelo pastor da Igreja luterana Cristo Redentor, Aurélio Streck, que ressaltou o significado do encontro. “É uma alegria muito grande estar aqui com vocês. A união das Igrejas faz com que cresçamos na amizade, no conhecimento, no amor entre os irmãos”.
 
Vereadores
 
Em sua fala, o propositor, vereador Daniel Tarasconi (PDT), falou sobre o exemplo de Jesus para o mundo de hoje. “Vivemos num tempo de guerras e intolerâncias de todo tipo. Parece que cada vez mais as pessoas estão se voltando para suas ambições pessoais e esquecendo a vida comunitária. Ganância, vaidade, orgulho e espírito elevado de competição podem levar a humanidade à perdição. Para isso existe o cristianismo: para nos mostrar o exemplo de Jesus, sua doação ao próximo, sua abnegação em fazer o bem”.
 
O vereador Frankini (PMDB), por sua vez, destacou a importância da oração. “Mais do que solene esta sessão é uma reconciliação de fé e um reconhecimento público da importância da oração, independente do credo, para nosso permanente contato com Deus. A oração é o meio que Deus proveu ao homem para que ele viesse a estabelecer um relacionamento de comunhão contínua com Ele”.
 
O vereador Augusto Cesar (PP) abordou a questão de separação entre política e religião. “Nós vivemos em um momento de efervescência política e sabemos que parte da sociedade questiona o envolvimento da religião com a política. Acredito que cada uma deve ser praticada no lugar devido, sendo a política nos espaços políticos. Mas a religião, ou melhor, a nossa fé está conosco em todos os lugares, pois não temos como nos separar daquilo que acreditamos”.
 
Apresentações
 
A solenidade também contou que a apresentação musical de Nicolas Alves, do Grupo de Música de Liderança Juvenil da Paróquia São José, e do Coral Martim Lutero.