Hugo Pandolfo receberá título de Cidadão Honorário

A Câmara de Vereadores irá realizar, nesta quinta-feira (28), sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário a Hugo Menegotto Pandolfo, em razão da sua destacada luta pela inclusão das pessoas com deficiência. A proposta de homenagem, de autoria do vereador Vinícius Cornelli (PT), foi aprovada pelo Plenário do Legislativo.
 
“O seu trabalho social é meritório. Suas quase três décadas de atuação têm incentivado e possibilitado que muitos outros pais, mães e familiares tenham uma referência positiva de que vale a pena acreditar no potencial dos filhos, que, muito embora com alguma deficiência, têm o direito de exercer a sua cidadania plenamente. A presente proposta busca, portanto, reconhecer esse trabalho e a importância dessa luta para a nossa sociedade”, destacou o propositor.
 
Quem é Hugo Menegotto Pandolfo
 
 Nascido em 25.10.1948, na cidade de Porto Alegre, Hugo é engenheiro agrônomo formado pela UFRGS e casado com a médica Maria Luci Pandolfo, com quem possui dois filhos: Guilherme e Andréa.
Em 27 de março de 1980, fixou residência em Cachoeira do Sul, onde iniciou sua luta pela inclusão escolar das crianças com síndrome down. Pai de Guilherme, diagnosticado com essa alteração genética, é um incansável líder social pela a inclusão familiar, escolar e social das crianças com deficiência.
 
Hugo Pandolfo é um dos idealizadores da Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD), fundada em 28/03/1994, que presta apoio às famílias e luta pela inclusão social e escolar das pessoas com deficiência.  e na qual esteve à frente por 15 (quinze) anos, ocupando, ainda hoje o cargo de vice-presidente.
 
Desde 1997 é membro da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, ocupando, no momento, o cargo de segundo Tesoureiro da Federação. Em 2009 exerceu, ttambé, o cargo de Presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cachoeira do Sul.
 
Agenda
 
A homenagem será realizada na quinta-feira, 28 de julho, no Plenário Edgar Müller do Palácio João Neves da Fontoura (Rua Sete de Setembro, nº 1078, centro). A sessão terá início às 20 horas, e será aberta à comunidade.