Frankini busca ações para Cachoeira junto ao Governo do Estado

O vereador Frankini (PMDB) esteve nesta segunda-feira (28) em Porto Alegre para tratar duas demandas importantes para Cachoeira do Sul. Primeiramente, o parlamentar foi à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), onde discutiu com o secretário adjunto da Pasta, Iberê Orsi, a possibilidade de perfuração de poço artesiano na localidade de Barro Vermelho. “Esse é o principal pedido de toda aquela região que sofre há muito anos com a falta de água”, frisou o vereador.
 
Iberê explicou a Frankini que a medida é viável e é feita em convênio com o município. Porém, a assinatura do convênio somente poderá ser realizada no próximo ano. “O Estado não pode se comprometer agora, pois o orçamento ainda não foi aprovado e as prefeituras estão mudando de gestores”, explicou o secretário. Segundo Iberê Orsi, a elaboração da programação das atividades de perfuração de poços será feita em janeiro de 2017. “Com a documentação encaminhada por parte do município, a equipe da SDR inclui essa demanda em nossas atividades. A partir daí é possível termos uma previsão da realização da obra”, esclareceu o secretário.
 
Para garantir o andamento da ação, Frankini verificou com o secretário a documentação exigida para a celebração do convênio e levará ao Executivo dar o devido seguimento. “Ainda que eu não seja mais vereador no próximo ano, quero ter a segurança que essa pauta não será esquecida”, disse o parlamentar.
 
Ferreira
 
Na sequência, Frankini foi ao DAER para, em reunião com o diretor de operações do órgão, engenheiro Ricardo Citolin, requerer medidas para a VRS 809 – Estrada da Ferreira. “Os veículos passam em alta velocidade na altura do Km 5, pondo em risco a segurança de pessoas que visitam o balneário da região e de crianças que fazem esse percurso para a escola”, relatou.
 
O engenheiro Citolin explicou ao parlamentar que existem duas medidas autorizadas pelo Denatran para forçar a redução de velocidade na pista, a colocação de tachões e a instalação de aparelhos de fiscalização eletrônica. “A escolha dispositivo se dá pelas características de cada local. Em regiões onde mais de 15% dos motoristas andam acima da velocidade permitida, é autorizada a instalação de equipamentos eletrônicos. Abaixo desse índice, são colocados os tachões no meio da pista”.
 
O diretor de operações do DAER afirmou ao parlamentar que encaminhará ao setor responsável a medição da velocidade dos veículos da região ainda nesta semana e, em seguida, procederá às medidas necessárias. “Vou continuar acompanhando esse processo. Acredito que logo a ação será efetivada”, disse Frankini.