Cristãos e políticos avaliam fórum da Campanha da Fraternidade
Lideranças cristãs e políticas de Cachoeira do Sul reuniram-se na manhã desta terça-feira na Catedral Nossa Senhora da Conceição. Em pauta, o relatório do fórum da Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. De acordo com o documento, extraído de encontro realizado no último dia 15 de março, várias medidas devem ser adotadas como, por exemplo, a solicitação ao prefeito Neiron Viegas para que aplique recursos do Fundo Compartilhado na área de saneamento básico, especificamente na coleta e tratamento de esgoto, otimizando e priorizando a aplicação dos valores do fundo.
Saneamento – Participantes do Fórum, os representantes da Câmara de Vereadores, Promotoria de Justiça Especializada, Companhia Riograndense de Saneamento, 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e Departamento de Vigilância Ambiental do município, além das lideranças religiosas também querem a implementação de leis de forma integrada: do Plano Municipal de Saneamento Básico (avaliando e disciplinando a situação da distribuição de água, lagos, riachos, sangas, redes de esgoto, reparos e obras nas vias públicas), do Plano Municipal de Resíduos Sólidos (recolhimento de lixo urbano e rural orgânico e reciclável, logística reversa de pilhas, pneus e lâmpadas), e do Plano Diretor, buscando atender as necessidades coletivas dos cachoeirenses e dar efetividade ao princípio da dignidade da pessoa humana. Também deve ser revisado de forma periódica – de três a quatro anos – o Plano Básico de Saneamento de Cachoeira do Sul, adequando e aprimorando o serviço na cidade.
Sociedade precisa estar envolvida
O documento traz ainda outras solicitações ao Poder Público, como um esforço integrado entre órgãos do Executivo nas esferas municipal e estadual para que toda a sociedade seja envolvida nessa questão, apontando problemas, buscando soluções e criando uma nova consciência ecológica e adotando várias formas para fazê-lo. A realização de campanhas educativas e informativas, fóruns de debates, palestras e gincanas em escolas e associações de moradores, desenvolvendo temas sobre o desperdício e uso adequado da água e a rede de tratamento de esgoto, sua importância e prevenção de doenças também está sendo proposta. A realização de novos fóruns sobre o tema, além de campanhas alertando para os perigos do mosquito aedes aegypti e o vírus H1N1 também fazem parte do relatório.
Tarasconi quer ajudar catadores
Presente à reunião, o vereador Daniel Tarasconi (PDT) sugeriu que seja solicitado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem a cedência do imóvel pertencente ao órgão da administração estadual, localizado na zona norte, junto ao prédio da Unidade de Pronto Atendimento e onde hoje funciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para que seja utilizado pela Cooperativa Recicladores Solidários em Defesa do Meio Ambiente. “É um espaço bem localizado e grande o suficiente para que as atividades dos catadores sejam desenvolvidas, sem necessidade de desalojar o Samu”, defende o parlamentar.
Quem participou da reunião
Igreja Católica: Bispo Dom Remídio Bohn, Monsenhor Elcy Arboitte, padres Jorge Hudson, Nildo Rech, Valdecir Luiz Felippe, Jocemar Malinoski, João Luis Flesch, Charles Vargas Teixeira, Osvaldo Roque Franceschet, seminarista Israel Brixner e assessor jurídico Alexandre Elesbão
Igreja da Confissão Luterana no Brasil: Pastor Martin Dietz
Câmara de Vereadores: Vereadores Daniel Tarasconi, Sergio Franchini e Marcelo Figueiró
Cooperativa Recicladores Solidários em Defesa do Meio Ambiente: Tiele Barbosa Rodrigues, Tânia Chaves da Silva e Érico Hickmann