Câmara de Vereadores homenageia mulheres em sessão solene

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (8), sessão solene pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Neste ano, as homenageadas especiais foram as professoras Mara Sartoretto e Vera Leites. A indicação de Vera Leites foi feita pelo vereador Edson Richa, por sua atuação à frente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, e a de Mara Sartoretto pela vereadora Daniela Santos, por seu trabalho de pedagoga relacionado à educação especial. Ambos os nomes foram aprovados de forma unânime pelo Plenário.
 
Em seus pronunciamentos, as homenageadas, de forma emocionada, agradeceram aos parlamentares pelo reconhecimento e destacaram a importância do fortalecimento das ações em prol daqueles que precisam de mais espaço e respeito da sociedade.
 
Mara Sartoretto: “Receber essa homenagem é mais um motivo para acreditar que, embora de uma forma muito lenta, nós estamos caminhando para concretizar o processo de inclusão de todas as pessoas, inclusive o das mulheres. E ainda que essa seja uma noite festiva não podemos deixar de lembrar o quanto nós ainda temos que caminhar para que as mulheres possam ser incluídas. Eu gostaria muito de aspirar que daqui a um tempo nós não precisássemos mais das Leis Maria da Penha e Carolina Dieckmann, não precisássemos mais de vagões específicos para transportar as mulheres e tantas outras alternativas para que o direito à cidadania e o respeito exista”.
 
Vera Leites: “Com muito orgulho e surpresa recebo essa homenagem, sendo para mim um momento gratificante. Desde minha aposentadoria no Estado, dediquei-me ao trabalho voluntário. Iniciei com a LFCC, onde este ano completo 20 anos, com muito orgulho e muita dedicação. Ao longo desse período, muito tempo dediquei a esse trabalho. Horas que poderiam ser da família foram usadas para atenção e cuidados de pessoas que precisam de nossa solidariedade. Não foi em vão! Gradativamente, estamos conseguindo alcançar o que planejamos”.
 
Confirma abaixo o destaque dos pronunciamentos dos vereadores sobre o Dia Internacional da Mulher e sobre as homenageadas especiais deste ano:
 
Vereador Edson Richa: “Tive a grata satisfação de poder desenvolver junto à Liga Feminina de Combate ao Câncer alguns projetos em nossa sociedade. Nesses momentos, pude sentir a liderança que a senhora Vera Leites desenvolve junto à LFCC. É notável o carinho que todas as suas colegas têm pela senhora e isso me inspirou a indicar o seu nome como uma das homenageadas no Dia Internacional da Mulher”.
 
Vereadora Daniela Santos: “Mara Sartoretto é uma lutadora que tem como objetivo maior o de incluir nas escolas, no trabalho, na sociedade e efetivar na prática a cidadania plena às pessoas com deficiência. Por tudo isso e por sua abnegação, rendemos a você essa justa e merecida homenagem no Dia Internacional da Mulher”.
 
Vereador Marcelo Figueiró: “Tanto Mara Sartoretto quanto Vera Leites podem ser chamadas de mulheres caridosas, humanitárias e socializadoras, pois a primeira se destacou por sua participação na Associação de Familiares e Amigos do Down e como consultora da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down e a segunda possui amplo trabalho social em organizações como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, a Casa da Amizade e a Lojinha do HCB. Ambas, de sua forma, buscam incluir quem antes estava isolado pela falta de percepção da sociedade. Se ser mulher é ser sinônimos de lutas e de ótimos adjetivos, que bom que em Cachoeira temos Mara Lúcia Sartoretto e Vera Leites, que a partir desse momento passam a ser sinônimo de todas as mulheres cachoeireses”.
 
Vereador Luiz Zimmer: “Estamos reunidos nessa noite tão especial para homenagearmos o Dia Internacional da Mulher, “o ser gracioso, meigo e forte, que Sua imaginação perfeita produziu”, como diz o poema de Ivone Boechat”
 
Vereador Augusto Cesar: Nesta noite em que nos reunimos para homenagear duas excepcionais mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, mais o que dar os parabéns merecidos a cada uma, aproveitamos para refletir a história de cada mulher para contribuir para uma sociedade mais igualitária, mais justa. É impressionante que estejamos no século 21 e as mulheres não tenham ainda o respeito que merecem, seja por meio de remunerações iguais às dos homens para as mesmas funções, seja na sua liberdade de não ser alvo de assédios e, ainda pior, não sofrendo violência. A data de hoje serve e muito para refletirmos sobre todas essas situações”.
 
Vereador Vinícius Cornelli: “Vera Leites e Mara Sarotretto são duas mulheres, exemplos de coragem e dedicação em prol de causas tão nobres: ajudar na construção de um mundo melhor e garantir cidadania a todos, indistintamente. Vera e Mara, todos os aplausos de Cachoeira do Sul são para vocês. Homenageando-as, estendemos os parabéns a todas as mulheres dessa cidade, donas de casa, trabalhadoras urbanas e rurais”.
 
CANÇÕES
 
A homenagem também contou com a apresentação das canções “Creio que tu és a cura” e “Campeão vencedor”, interpretadas por Aline Moreira, Líliam Machado, Emili Sabá e Marcos Macedo. ”Quando estávamos escolhendo as canções, optamos por uma que fala sobre a nossa sociedade e outra que faz jus às homenageadas”, explicou Líliam.