Câmara nas Escolas: projeto incentiva participação política a estudantes do Vital Brasil
Cerca de 70 alunos do ensino médio da Escola Estadual Vital Brasil participaram do projeto Câmara nas Escolas, promovido pela Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (25). O encontro contou com a participação do presidente do Legislativo, Bombeiro Frankini (PT), e dos vereadores Vinícius Cornelli (PT), Paulão Trevisan (PDT) e Marcelo Figueiró (PMDB).
O projeto teve início com a manifestação da diretora da instituição, Elisete Vieira, que destacou a importância do debate. “Esse é um momento de cidadania. Acredito que os ensinamentos aqui passados hoje ajudarão os estudantes a compreender a função real dos vereadores e, posteriormente, cobrar de cada um deles ações pelo nosso município”, destacou.
Na sequência foi exibido um vídeo produzido pela Câmara de Vereadores explicando a função dos vereadores e a competência dos Poderes municipais. Posteriormente, o diretor da Casa, Roger Zahn, complementou as informações sobre a estrutura e o funcionamento da Câmara, detalhando os mecanismos de participação popular, as comissões e as sessões ordinárias do Legislativo. Ao final de seu pronunciamento, Zahn entregou à diretora da escola dois exemplares da Lei Orgânica de Cachoeira do Sul e do Regimento Interno da Câmara de Vereadores para que sejam disponibilizados na biblioteca para consultas de alunos e professores.
O vereador estudantil de 2014 pela Escola Vital Brasil, William Rosa Barreto, aproveitou a oportunidade para agradecer a Câmara pela oportunidade de ter participado do projeto e ressaltou a mudança que a iniciativa teve em sua vida. “Foi uma experiência maravilhosa. Antes do Câmara Estudantil eu confesso que odiava política. Mas foi fazendo o trabalho do vereador que eu percebi como isso é importante. Eu quero continuar participando, quero continuar atuando na vida política e quero, futuramente, também poder exercer o papel de vereador de nossa cidade”, disse.
Ao final, os estudantes fizeram perguntas sobre prestação de contas do município, participação política, investimentos na educação e como obter melhorias para a cidade, que foram respondidas pelos vereadores. Na saída, os jovens ainda receberam um gibi explicando o funcionamento do Legislativo e uma cartilha da Assembleia Legislativa com orientações sobre formação de grêmios estudantis nas escolas, um dos temas levantados nas discussões quanto à participação política.