Auditório do João Neves lotado com o projeto Câmara nas Escolas

Cerca de 200 estudantes e professores do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura participaram, nesta segunda-feira (03), do projeto Câmara nas Escolas, promovido pelo Legislativo cachoeirense. Além da presença dos vereadores Frankini (PT), Vinícius Cornelli (PT), Marcelo Figueiró (PMDB) e Homero Tatsch (PSDB), essa edição contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PDMB).
 
O encontro foi iniciado com a fala da vice-diretora do Instituto, Adriana Sartório, que destacou a importância do projeto. “O Câmara nas Escolas é uma educação para a vida, pois ajuda a entender que cada um de nós faz parte de uma de uma dinâmica maior, e, também, a compreender que é importante participarmos da vida comunitária e nos posicionarmos dentro dela”, afirmou.
 
Na sequência, o deputado da Assembleia elogiou essa e outras ações do Legislativo de Cachoeira do Sul. “A Câmara de Vereadores está contribuindo muito com a sociedade cachoeirense com esse trabalho. Tudo na vida se decide com ação política e é muito importante entender esse processo. Por isso, estamos copiando esse modelo e vamos implementar um projeto muito semelhante neste semestre no Parlamento Gaúcho. Da mesma forma, vamos lançar nos próximos dias uma revista, que teve por base o gibi do Câmara cachoeirense, que explica o papel do Poder Legislativo”, disse Brum, finalizando sobre a importância participação do jovem na política. “Não importa o partido que vocês tenham mais afinidade. O fundamental mesmo é discutir a política, pois tudo na vida tem influência política”.
 
Em sua palestra sobre o Legislativo, o diretor da Câmara de Vereadores, Roger Zahn, falou sobre  a função dos vereadores, a competência dos Poderes municipais, a estrutura e o funcionamento da Câmara e sobre a composição do Legislativo cachoeirense. Na etapa de perguntas, os temas mais abordados pelos alunos e professores aos vereadores e ao deputado foram referentes à privatização da educação, ao trabalho dos vereadores, à participação política e à situação financeira do Estado.
 
Prédio com problemas
 
Ao final do encontro, a professora Fátima Barcelos leu uma carta da diretora Ana Bembom, em que relata as dificuldades que a instituição sofre em razão dos problemas estruturais do prédio, principalmente em dias de chuva, quando, muitas vezes, é necessário suspender as aulas. “O João Neves tem hoje mil e duzentos alunos, que vão desde a educação infantil até o ensino médio e curso normal. É inconcebível essa situação de abandono”, leu a professora. A carta finaliza indicando os encaminhamentos dados para resolver a situação, até hoje sem retorno. O deputado Edson Brum garantiu ao corpo docente do que irá, nesta semana, buscar uma solução para o caso nas secretarias estaduais de Obras e Educação.