...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Terceiro Fala Comunidade reúne comunidade da Zona Leste.

Terceiro Fala Comunidade reúne comunidade da Zona Leste.

 

Mais de cem pessoas participaram, nesta quarta-feira (12), na Escola Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha, do terceiro Fala Comunidade 2014, promovido pela Câmara de Vereadores. Esta edição do projeto foi dedicada à Zona Leste da cidade, reunindo a comunidade dos bairros Augusta, Barcelos, Bom Retiro, Rio Branco, São Luís, Soares e Tupinambá.
 
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), iniciou o encontro explicando as funções da Câmara e destacando o limite da atuação dos vereadores. “Muitas vezes as pessoas vem cobrar que nós não tapamos os buracos de determinada via ou deixamos uma ruas às escuras. Na verdade, o Legislativo não tem como fazer isso, pois quem executa é o Executivo. A Câmara pode indicar ao prefeito as providências, pode fiscalizar as ações da Prefeitura e pode cobrar. E isso fazemos todas as semanas com muito rigor nas sessões plenárias. Da mesma forma, vamos até as comunidades, por meio deste projeto ou de outros, para buscar entender os problemas de cada local e depois levar essas indicações à Prefeitura. Sugerimos, cobramos e fiscalizamos, mas a responsabilidade de realizar cabe ao Executivo”.
 
Na oportunidade, Figueiró também esclareceu por que essa edição do Fala Comunidade não foi organizado junto aos presidentes de associações de bairros. “Segundo informações da UCAB, nenhum bairro da Zona Leste possui associação organizada”.
 
Manifestações

Os pronunciamentos foram iniciados pela diretora da Escola Liberato, Sandra Scherer, que enalteceu a importância do projeto. “É com imensa satisfação que abro as portas da escola para a comunidade, pois acredito que os representantes do poder público devem voltarem-se mais para o povo e as pessoas devem cobrar mais do Executivo e do Legislativo. Somente assim é que as promessas podem se tornar realidade. E esse projeto vem ao encontro e contempla tudo isso”.
 
Sandra também aproveitou a oportunidade para pedir mais investimento na educação básica. “Cachoeira do Sul está com várias universidades e isso é muito bom, mas precisamos investir na base da educação e não só lá adiante”, ressaltou.
 
Ruas
 
O presidente do CPM da Escola Liberato, Mateus de Moraes Adolfo, que também exerce a profissão de carteiro, reclamou do serviço nas vias públicas. “Em meu trabalho, percorro toda a cidade e, com isso, constatei que a Prefeitura até faz trabalho nas ruas, mas é de péssima qualidade. Arruma e logo estraga”. Preocupado com a segurança dos alunos nos horários de entrada e saída, o presidente do CPM também sugeriu a presença de fiscais de trânsito em frente às escolas. “Os motoristas tem que se acostumar a reduzir a velocidade perto desses locais”.
 
Paradas de ônibus
 
A presidente do Conselho Escolar, Carla Roseli, por sua vez, reclamou da precariedade das paradas de ônibus. “Tive que pegar um ônibus durante uma chuva hoje e fiquei completamente molhada. E, infelizmente, o problema não é só nosso, e sim de cidade. A estrutura é sempre a mesma: duas ripinhas e um zinco furado em cima. E o trabalhador que tem que chegar nessas condições todos os dias no trabalho, como fica sua saúde? E as mães com filhos no colo? É humilhante. Nosso bairro é carente de muitas coisas, mas as paradas de ônibus merecem uma atenção especial”.
 
Terreno abandonado
 
Moradora há 12 anos da Rua Rui Ramos, Marilse Gomes, criticou o abandono de um terreno na entrada do Bairro Bom Retiro, sempre com mato alto e acúmulo de lixo. “Há muito tempo venho pedindo a limpeza, agora eu não quero mais somente isso. Estou solicitando a construção de uma área de lazer no local. Já entrei em contato com o registro de imóveis, com o proprietário e com o poder público. Está tudo certo e os documentos estão nas mãos das autoridades. Só falta vontade pra fazer”.
 
O morador João Magalhães, que viveu mais de 20 anos fora de Cachoeira, aprovou a ideia, acrescentando: “Também poderia ser erguido ali um centro comunitário. Sei que é possível. Conheci muitas cidades onde as coisas acontecem e espero que aqui as coisas comecem a acontecer também”.
 
Quebra-molas
 
Para Maria Beloni da Silva, a Prefeitura deve fazer, de forma urgente, um quebra molas na Rua Esperanto. “Carros passam lá em altíssima velocidade. Já morreu uma criança. Vamos esperar mais mortes para tomar uma providência?”
 
Escoteiros
 
O representante da Escola Liberato no projeto Câmara Estudantil, Adam Almeida, também se pronunciou e solicitou que a Câmara e a Prefeitura deem atenção a uma proposta de sua autoria apresentada em sua participação enquanto vereador estudantil, que determina apoio público aos grupos de escoteiros do município.
 
Saúde
 
Já a moradora Édila Barbosa destacou a necessidade de mais atenção à saúde, defendendo que o Hospital da Liga não está sendo utilizado como poderia ser. “Deveriam investir mais nesse baita estrutura para desafogar o HCB”, acredita.
 
Vereadores
 
Posteriormente à fala da comunidade, os vereadores também se pronunciaram. O primeiro a se manifestar foi o vereador Luis Paixão, que ressaltou a importância da fala diretora Sandra Scherer. “Concordo com a posição da diretora quanto ao investimento na base da educação, pois só assim os nossos estudantes poderão concorrer igualmente com os demais. Caso contrário, seremos um polo universitário para os jovens de fora da cidade e os nossos continuarão novamente sem oportunidades”.
 
Paixão também falou sobre a ausência de associações bairros na Zona Leste. “Isso é o resultado da falta parceria do Executivo. O que a Prefeitura faz com nós, vereadores, nos enrolando, faz também com as comunidades, para desestimular a ação das pessoas e essas não cobrarem”.
 
O vereador Edson Richa (PP) destacou que a falta de  iluminação, indicada por algumas pessoas no encontro,  é problema em toda a cidade. “As ruas estão às escuras. Toda semana nós falamos e enviamos documentos ao Executivo pedindo isso e várias outras providências e a Prefeitura não faz nada”.
Por fim, o vereador Marcelinho (PP) levantou outra questão: “E a UPA, quando vai ser inaugurada? As pessoas precisam de saúde. Se não for possível melhorar o Hospital da Liga, como aqui foi sugerido, vamos investir em outros lugares”.
 
Ao final do encontro, Figueiró recolheu os pedidos escritos pelas pessoas presentes e garantiu que todas as solicitações verbais e escritas serão encaminhadas de forma oficial ao Executivo e aos respectivos órgãos competentes. “São pedidos simples, como verificado em outras edições do projeto. Espero que o prefeito dê atenção ao documento, pois essas medidas vão fazer a diferença na vida dessa comunidade”, disse o presidente da Câmara.
 
Outros pedidos apresentados pela comunidade:
1 – Limpeza, calçamento e maior iluminação pública nas ruas dos bairros Tupinambá, Soares, Barcelos e Bom Retiro;
2 – Manutenção no prédio da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha;
3 – Limpeza e investimentos na praça do bairro Tupinambá;
4 – Mais iluminação em frente à Escola Libertado;
5 – Providenciar uma ação conjunta com a Corsan para quando dos consertos das ruas dos bairros, sendo que uma equipe de funcionários da estatal acompanhe os da Prefeitura para consertar imediatamente os vazamentos de água que acontecem quando é patrolada as ruas.
6 – Deslocamento de fiscais de trânsito (azulzinhos) em horário de saída e entrada de estudantes nas escolas dos bairros;
7 – Construção de novos abrigos nas paradas de ônibus, visto que as atuais, quando existem, estão em situação precária;
8 – Auxílio financeiro para o grupo de escoteiros da escola Liberato;
9 – Limpeza do terreno baldio na rua Rui Ramos, bairro Bom Retiro, situado na esquina da rua Presidente Vargas;
10 – Construção de uma área de lazer aos moradores do bairro Bom Retiro;
11 – Construção de quebra-molas nas ruas dos bairros;
12 – Melhorias estruturais no Hospital da Liga;
13 – Manutenção da rua Jeremias Bitencourt, bairro Tupinambá, pois no final da mesma há uma valeta que torna a rua intransitável;
14 – Construção de uma sede para o Bom Retiro F.C.;
15 – Identificação das ruas do bairro Bom Retiro;
16 – Melhoria na iluminação pública e limpeza das ruas do Loteamento Germanos;
17 – Conserto da ponte situada na rua Ernesto Müller, bairro Tupinambá;
18 – Iluminação nas ruas Esperanto e Lucas José Duarte;
19 – Instalação de paradas de ônibus cobertas e de qualidade no Loteamento Bom Retiro;
20 – Revitalização da Praça José Bonifácio;
21 – Construção de quadra esportiva;
22 – Iluminação pública, patrolamento e encascalhamento das ruas do Loteamento Bom Retiro;
23 – Construção de praça e quadra de esportes no Loteamento Bom Retiro;
24 – Pavimentação da rua Jeremias Bitencourt, bairro Tupinambá;
25 – Limpeza e iluminação pública na rua Afonso Soares, bairro Soares;
26 – Calçamento da rua Juvêncio Soares, travessa com Francisco Moura;
27 – Calçamento da rua Miguel Iponema;
28 – Troca de transformador no final da rua Antônio José Menezes;
29 – Ampliação de itinerário de ônibus em toda a zona leste;
30 – Limpeza e revitalização do terreno baldio localizado na quadra entre as ruas Milan Krás e Majou Ouriques e pavimentação destas ruas;
31 – Iluminação na esquina das ruas Sebastião Pereira e Milan Krás;
32 – Conserto de poste na rua Jeremias Bitencourt e melhoramento da rua na saída com a rua Presidente Vargas;
33 – Poda de árvores na rua José Rodrigues de Moraes, bairro Tupinambá, principalmente as situadas ao lado do número 412 e canalização dessa rua.