Primeiro Fala Interior de 2014 discute problemas da área rural.
A Câmara de Vereadores realizou, nesta quarta-feira (11), a primeira edição do projeto Fala Interior/2014. O evento foi promovido no salão da comunidade de Enforcados e contou com a participação de dezenas de moradores das localidades de Águas Mornas, Bosque, Capão da Cruz, Enforcados, Ferreira, Passo do Moura, Rincão das Guajuvira, Rincão dos Kiefer e Rincão dos Menezes.
As principais pautas trazidas pelas comunidades foram referentes a má conservação das estradas, iluminação, saúde, água potável, patrulha agrícola, sinal de telefone, abrigo para paradas de ônibus e coleta de lixo. “São pedidos simples, levantados todas as semanas nas sessões pelos vereadores, mas que não estão tendo a devida atenção da Prefeitura”, disse o presidente da Câmara, Marcelo Figueiró (PMDB). O prefeito Neiron Viegas, que chegou ao final do evento, garantiu que as demandas das associações sempre são ouvidas pelo Executivo.
O presidente do Comagro (Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário) e representante do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Diego Kiefer, responsável pela organização do evento em conjunto com a Câmara de Vereadores, destacou a importância dos debates. “O conselho e o sindicato foram parceiros na mobilização das pessoas por entender a relevância e a necessidade da aproximação dos vereadores com as comunidades”.
O presidente da Associação dos Moradores de Enforcados, Artêmio José Soares, falou sobre a falta de assistência em saúde na região. “Tem que se pensar na criança, no idoso e no deficiente que precisam de atendimento frequentemente. Saúde é fundamental, se eu não tivesse saúde eu não estaria aqui”. A representante dos agentes de saúde do Interior, Maristela de Fátima Ortiz, defendeu a necessidade de se construir um posto de saúde polo para a comunidade de Capão da Cruz e Enforcados. “Nós atendemos aqui cerca de 200 famílias. Esse posto é fundamental para que consigamos diminuir as dificuldades do pessoal do interior, que são tantas”.
O presidente da Associação do Rincão dos Menezes, Juarez da Silva, por sua vez, reclamou da má iluminação nas localidades “São inúmeras lâmpadas queimadas, que, aliadas à péssima condição das estradas, deixam nosso interior mais problemático”, ressaltou.
O presidente da Associação de Moradores de Capão da Cruz, Jorge Alvori Gomes da Silva, aproveitou a oportunidade para chamar os vereadores a participarem das atividades das associações do interior. “Nosso partido é Enforcados e o partido de todos deve ser Cachoeira do Sul”, complementou o ex-presidente de Enforcados, Celso Garcia.
O presidente do Legislativo encerrou o encontro anunciado que todos os problemas discutidos e os pedidos dos moradores serão oficializados em documentos e encaminhados para os órgãos responsáveis. “Faremos tudo o que for possível, dentro da legalidade e de nossa competência enquanto vereadores, para que essas solicitações sejam atendidas”, afirmou Figueiró.
Presenças
Também participaram do encontro os secretários municipais de Educação, Maristela Almansa, e de Indústria e Comércio, Vinicius Cornelli, o ex-vereador Luciano Figueiró, além dos vereadores Julinho Mercado (PP), Marcelinho da Empresa (PP), Edson Richa (PP), Luis Paixão (PP), Daniela Santos (PDT), Frankini (PT), Bicca Pedroso (PT), Jeremias Madeira (PSB) e Augusto Cesar (PP).