Presidente da Câmara recebe diretor do Asilo Nossa Senhora Medianeira.
O presidente do legislativo, vereador Marcelo Figueiró (PMDB), reuniu-se, nesta quarta-feira (2), com o diretor do Asilo Nossa Senhora Medianeira, Claiton Nazar, para discutir a captação de recursos para a entidade através do FUMAI (Fundo Municipal de Assistência ao Idoso), criado no ano passado. Na oportunidade, o parlamentar explicou ao dirigente como funciona o Fundo do Idoso de Porto Alegre, que conheceu em visita à capital gaúcha em fevereiro deste ano. “Na ocasião, foi realizada a entrega de mais de R$ 15 milhões a oitos entidades que atuam na proteção ao idoso. É um projeto muito bem organizado e que conta com grandes parcerias”, destacou.
O presidente da Câmara convidou o representante do Asilo para ir a Porto Alegre, juntamente com outras lideranças da área, para conhecer a estrutura e organização do Fundo porto-alegrense e estudar de que forma os instrumentos poderiam ser aplicados em Cachoeira do Sul. “Proponho visitarmos a Secretaria de Direitos Humanos, a Prefeitura e alguns colaboradores ou entidades para encontrarmos meios de captarmos verbas para o Fundo Municipal de Assistência ao Idoso de Cachoeira do Sul”.
Figueiró também apresentou para Nazar a sua proposta de facilitar as doações de funcionários públicos ao Fundo Municipal do Idoso e ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, apresentada na última sessão ordinária. Conforme Figueiró, para captação para o Fumai e Funcriança os contribuintes podem destinar até 6% do imposto de renda devido para desenvolvimento de projetos, que deve ser doado antecipadamente para ser ressarcido na restituição do imposto de renda. “Criamos um forma em que a Câmara ou Prefeitura poderá antecipar este valor para os funcionários públicos que desejem fazer a doação. O funcionário informa à Casa que fez a doação, daí é feita a antecipação no valor da doação. Esta é descontada do salário nos meses de outubro, novembro e dezembro, justamente quando se recebe a restituição do imposto de renda”, explicou. “Achei a ideia fantástica”, definiu o diretor.