Prosseguindo com as visitas realizadas às entidades cachoeirenses ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), esteve, nesta terça-feira (4), na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). “Estamos novamente nos colocando à disposição, mantendo a relação que foi estabelecida entre o Legislativo e a entidade no ano passado, quando lutamos contra a mudança no Plano Nacional de Educação, que enfraquece a atuação das entidades que oferecem educação especial às pessoas com deficiência”, relembrou Figueiró. Conforme o presidente da APAE, Cláudio Petrucci, a instituição pretende ocupar a Tribuna Popular, espaço cedido pela Câmara durante as sessões ordinárias. “A entidade depende do Poder Público. Por isso, queremos expor aos demais vereadores, as necessidades que estamos enfrentando e pedir que eles juntem-se à nossa causa”, argumentou Petrucci.
Prioridades para a APAE
De acordo com a vice-diretora, Mariglê Kasper, uma das prioridades da APAE é a disponibilização de um veículo com acessibilidade e que esteja em boas condições. “E fundamental termos um meio de transporte próprio para substituir a Kombi emprestada da Prefeitura, pois a mesma já não comporta a distância e a frequência com que transportamos os alunos”, contou. O secretário João Astor relatou, ainda, a dificuldade em manter uma instituição que abrange as áreas da saúde e educação. “Precisamos que seja construído um pavilhão social, que sejam ampliadas e construídas novas salas, e que seja analisada a possibilidade de se construir uma piscina térmica. Com o espaço físico que temos, poderemos oferecer aos alunos novas atividades e, ainda, gerar renda para a entidade através do aluguel da sede, como fazem outras instituições”, sugeriu.
Segundo Petrucci, a última emenda parlamentar disponibilizada à APAE foi utilizada para ampliar o laboratório de informática com equipamentos adequados para atender às necessidades dos alunos. Figueiró aproveitou o encontro para destacar, ainda, o apoio que a Câmara disponibilizará nas reuniões realizadas em municípios vizinhos. “Gostaríamos muito de participar, juntamente com a entidade, de reuniões que exponham novos projetos para outras cidades próximas. Dessa forma, ajudaremos a reforçar os pedidos da APAE”, afirmou o presidente do Legislativo.