Legislativo promove sessão solene para carteiros, garis e entregadores de jornais.

Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira (23), uma sessão solene para homenagear profissionais que atuam na entrega de correspondências, de jornais e no recolhimento de lixo. “Essa solenidade é uma singela homenagem que a Câmara está fazendo para vocês, os 20 entregadores do Jornal do Povo, os do Jornal o Correio, os 46 garis e os 25 carteiros da nossa cidade. Queremos que fique no coração de cada um a importância que vocês têm para nós”, resumiu o propositor da inciativa, vereador Cleber Cardoso (PDT), após a transmissão de um vídeo sobre as três profissões.
 
Em seu pronunciamento, Cleber destacou a atuação de cada uma das categorias profissionais, que, mesmo prestando serviços relevantes, costumam sofrer com a invisibilidade pública. Primeiramente o vereador falou sobre os carteiros, lembrando que, apesar de serem um dos serviços mais antigos, esse ainda é muito importante para a sociedade contemporânea. “Estamos na fase digital, em que o telefone e o fax já ficaram ultrapassados, mas o correio tradicional ainda é um dos mais usados. Aliás, é também uma das profissões mais confiáveis até hoje, pois tudo que compramos ou enviamos temos a certeza que vai chegar ao destino correto. E isso se deve a esses trabalhadores”, elogiou.
Na sequência, o parlamentar destacou a importância da ação dos garis e dos catadores de lixo. “Nós vemos essas pessoas fazendo o recolhimento do lixo todos os dias, mas infelizmente não temos o costume de reconhecer o quanto importante elas são para nós. Vamos experimentar deixar um mês sem recolhimento de lixo para ver o caos que vai virar a cidade. Imagina a dor de cabeça para um prefeito o recolhimento ser cortado por mais de trinta dias. Seria muito complicado para a organização e para a manutenção da saúde de seus habitantes”, disse, acrescentando: “Porém, mesmo sem esse devido reconhecimento, esses profissionais continuam executando seu trabalho sério e essencial”.
 
Por fim, Cleber destacou a atuação dos entregadores de jornal, revelando que também atuou na profissão. “Quando adolescente também fui entregador de jornal de um semanário de Pantano Grande. E nesta época aprendi muito sobre respeito, trabalho e, sobretudo, sobre a importância da atividade. De nada adianta a estrutura do Sistema Fandango ou do Jornal do Povo, que são reconhecidos por sua credibilidade, profissionalismo, capacidade técnica, com os melhores repórteres, os melhores profissionais de ponta, se não houver o entregador. Sem ele, as notícias não chegam às pessoas”
Após os pronunciamentos dos vereadores, a representante dos garis catadores de lixo e varredores de rua, Claudete Tavares Cavalheiro, falou sobre o ofício. “A homenagem é justa, pois somos profissionais que trabalham diariamente para o bem estar da população. Somos verdadeiros zeladores da cidade, contribuindo para a limpeza urbana e melhorando a autoestima da nossa cidade. Agradeço ao propositor Cleber Cardoso pelo reconhecimento dos profissionais dessa área e ao público que veio nos prestigiar nessa noite”, disse.
 
Ao final da solenidade, o representante dos carteiros, Clisman Machado Corrêa, falou sobre o que a solenidade representa para o grupo. “Essa homenagem nos faz retomar, no dia a dia perdido, o quão importante é a profissão que a gente exerce”. Na oportunidade, o carteiro também tressaltou a dificuldade que as três profissões enfrentam com os cães soltos nas vias. “Talvez seja importante trazer esse foco para a discussão política, reunindo os setores responsáveis pelo cuidado animal, saúde e meio ambiente para encontramos uma solução”, sugeriu.
 
Representantes
 
Na solenidade, os carteiros foram representados por Clisman Machado Corrêa, os entregadores do Jornal do Povo por Adão Madrid, os entregadores do Jornal O Correio por Josemar Mazarem e os garis e catadores de lixo por Israel Silva Nascimento. Os profissionais receberam do prefeito Neiron Viegas os cartões representativos em comemoração à data.