H1N1: Paixão pede que servidores de escolas públicas integrem grupo prioritário de vacinação.

Devido aos inúmeros e recentes casos de pessoas contaminadas pelo vírus Influenza A (H1N1) em diversos estados brasileiros, o vereador Luis Paixão (PP) apresentou, na sessão plenária da última segunda-feira (17), duas indicações referentes ao assunto. Os documentos foram encaminhados ao Executivo Municipal e ao deputado estadual Pedro Westphalem, a quem o vereador entregou pessoalmente na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18), para que esse intermedeia a medida junto à Secretaria Estadual de Educação.
 
Nas indicações, Paixão pediu que a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde incluam professores e funcionários de escolas públicas no grupo prioritário de vacinação de prevenção da gripe. “A intenção é que a medida não seja aplicada somente aqui em Cachoeira do Sul e, sim, abranja diversas regiões do Estado para, quem sabe, se tornar um exemplo para o país”, destacou.
 
Na tribuna, o parlamentar explicou a importância da prioridade na vacinação para os servidores de escolas. “Há alunos que já chegam à escola manifestando os sintomas da doença. É importante que os professores e funcionários estejam protegidos, pois o vírus é transmitido pelo ar e também pelo contato com pessoas e superfícies já infectadas”, argumentou.
 
Paixão lembrou, ainda, que nos últimos invernos diversos casos foram registrados e divulgados na mídia estadual. “No ambiente escolar há graves riscos de contaminação, pois há compartilhamento de objetos, como toalhas e bebedouros, e também aglomeração de pessoas em salas e locais fechados. É preciso prevenir com urgência”, alertou o vereador.