Fonte das Águas Dançantes: Frankini pede reativação do monumento.

Na sessão plenária da última segunda-feira (29), o vereador Frankini (PT) apresentou indicação ao Executivo, solicitando a reativação da Fonte das Águas Dançantes. O parlamentar sugeriu que a Prefeitura invista na manutenção desse importante monumento histórico de Cachoeira do Sul, localizado na Praça José Bonifácio. “A construção merece preservar sua história e sua identidade, já que é reconhecida como ponto turístico e referência para a comunidade local e também para os visitantes”, destacou Frankini.
 
História
 
A Fonte das Águas Dançantes foi inaugurada em 15 de maio de 1968, durante a realização da segunda edição da Fenarroz. Para homenagear o idealizador da proposta, o monumento foi denominado Artibano Savi, pai da atual presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comai), Zita Savi.
O espetáculo formado pelas diversas luzes, cores e sons, sincronizados com os chafarizes, era apresentado, tradicionalmente, nas quartas-feiras, sábados e domingos. “A atividade costumava reunir dezenas de famílias no local. Atualmente, junto à fonte, está instalada a sede e o ponto de comercialização da Associação dos Artesãos de Cachoeira do Sul”, contou.
 
Oportunidade
 
Frankini destacou, também, que a reativação do espaço completará as apresentações realizadas na Praça José Bonifácio, aos finais de semana. “Além disso, será uma oportunidade aos jovens que desconhecem a atração poder vivenciá-la, e também uma grande alegria para as pessoas que guardam importantes lembranças da época de funcionamento da Fonte das Águas Dançantes”, defendeu o vereador.