Diácono Carlinhos recebe título de Cidadão Benemérito.
Na presença de representantes de grupos e movimentos da Igreja Católica, do bispo Dom Remídio Bohn, de lideranças locais e da comunidade, a Câmara de Vereadores concedeu, na noite desta terça-feira (16), o título de Cidadão Benemérito a Carlos Idelfonso Machado, personalidade carinhosamente conhecida na cidade como Diácono Carlinhos.
No início da solenidade, foi apresentado um vídeo com relatos de diferentes pessoas e movimentos, que falaram sobre a vida e o trabalho de Carlinhos. Os depoimentos foram destacados pelo propositor da homenagem, vereador Daniel Tarasconi (PMDB), que elogiou a atuação do homenageado e destacou o reconhecimento concedido pela Câmara. “É com imenso prazer que esta Casa abre suas portas para homenagear uma pessoa que, sem dúvida alguma, é daquelas que a gente pode afirmar que foi escolhida por Deus para cumprir uma missão. O que move o nosso homenageado é a possibilidade de transformar vidas, de incentivar pensamentos e ações positivas em pessoas de todas as idades e com as mais diferentes histórias de vida”.
O parlamentar também relatou, em seu discurso, um pouco da história e das atividades do homenageado. “Policial militar aposentado, antes de se tornar diácono, Carlinhos trabalhou durante mais de 20 anos como agente de inteligência da Polícia no Vale do Taquari. Ele era um dos responsáveis por ações de repressão ao uso de drogas, tráfico e grandes quadrilhas de todo país. Há 14 anos, ingressou no ECC, o Movimento Encontro de Casais com Cristo, e foi expandindo sua atuação religiosa e comunitária. São milhares de pessoas que, ao longo dos anos, foram beneficiadas por Carlinhos, seja com suas palavras ou com seu abraço. Na Paróquia São José ele é muito querido por todos e desenvolve um grande trabalho. E como não admirar um ser humano dotado de tamanha dignidade e generosidade, que doa seu tempo, sua inteligência e sue suor ao próximo?”.
Em seu pronunciamento, o homenageado especial da noite destacou a importância das pessoas em sua vida. “Eu sou um cidadão muito humilde. Eu não me importo em morar em vila, de andar a pé ou de ônibus, porque eu tenho certeza que eu sou o camarada mais rico dessa cidade. E vocês fazem nossa Igreja Católica ser rica. Eu sempre digo que nossa Igreja é milionária, mas não por causa dos templos ou dos tronos, mas por causa de cada um de vocês. Obrigada a Deus por isso tudo, obrigada a cada um de vocês. Vocês são muito importante pra mim, são o grande tesouro que eu tenho dentro do meu coração. Obrigado ao vereador que nos oportuniza isso, obrigado aos vereadores que aprovaram essa indicação. Obrigado a cada um que, de uma maneira ou de outra, fez com que esse momento acontecesse. Saibam que nessa placa que recebo hoje está cada um de vocês. Podem ter certeza que hoje eu sou uma das pessoas mais ricas, não só de Cachoeira, mas desse Estado e desse país”.
Carlinhos também aproveitou a oportunidade para falar a importância da juventude estar próxima da política. “Embora eu não tenha relação com política, eu admiro muito a política. Fico muito feliz de ver crianças aqui num lugar onde talvez nunca tenham entrado antes. E quem vem na Casa do Povo vem na Casa de Deus. Eu sonho com um desses jovens na mesa do presidente, porque não adianta dizer que política é ruim, que tá longe. A solução passa por essas cadeiras, passa por esses espaços. Eu acredito na política. Que vocês, jovens, queiram estar aqui ou no lugar do prefeito, de um senador ou de um deputado. Eu sonho muito com isso. A mudança passa por isso”.
Apresentação
Na solenidade, jovens do Departamento de Folclore do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), representando todos os movimentos da Paróquia São José, entoaram três músicas aos presentes, dedicando a homenagem ao Diácono Carlinhos.