Daniela pede informações sobre funcionamento do CAPS no município.

Com o objetivo de se inteirar sobre o serviço prestado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cachoeira do Sul, a vereadora Daniela Santos (PDT) apresentou, na última sessão plenária (13), um pedido de informações ao Executivo Municipal. No documento, a parlamentar questionou qual o tipo de CAPS implantado no município, qual sua atual estrutura e quais são os objetivos e metas estabelecidos.
 
“A ideia é realizar uma espécie de mapeamento para conhecer melhor o trabalho realizado no CAPS do município. Para isso, estou questionando a Prefeitura, também, sobre os materiais disponíveis para uso e sobre o número de atendimento prestado mensalmente. É muito importante estar a par dos objetivos de um dos principais espaços de saúde pública da cidade para que possamos propor melhorias para essa área”, explicou Daniela.
 
O que é o CAPS
 
O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.
 
Atendimento
 
Os CAPS podem ser do tipo I, II, III, CAPSad (álcool e drogas) e CAPSi (infanto-juvenil), e seus atendimentos dividem-se da seguinte forma:
CAPS I e rede básica com ações de saúde mental – atende municípios entre 20.000 e 70.000 habitantes;
CAPS II, CAPSad e rede básica com ações de saúde mental - atende municípios entre 70.000 e 200.000 habitantes;
CAPS II, CAPS III, CAPS ad, CAPSi e rede básica com ações de saúde mental e capacitação do SAMU - atende municípios com mais de 200.000 habitantes.