Conselho da Juventude: Presidente do Legislativo intensifica visitas às entidades.

Nesta semana, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), esteve em reunião com a coordenadora municipal da Juventude, Luciana Canto. Durante o encontro, o parlamentar explicou as diretrizes do Conselho Municipal da Juventude e entregou à coordenadora o documento solicitando a indicação de um membro titular e um suplente da  Coordenadoria da Juventude para o conselho. “Essa ação da Câmara de Vereadores é muito importante, pois fortalece as pautas da juventude em nossa cidade”, elogiou Luciana.

Passe Livre Estudantil

Luciana demonstrou preocupação com a continuidade do Passe Livre Estudantil, projeto que viabiliza o transporte para estudantes universitários que não vivem nos municípios onde estão localizadas as faculdades. Figueiró comprometeu-se a levar representantes das entidades municipais ligadas à juventude para a capital, durante e após a transição dos governos, a fim de que haja um debate maior entre as partes sobre o assunto.

Ulbra
O vereador se reuniu também com o diretor da Ulbra Cachoeira, professor Rogério Brandt. O parlamentar explicou ao diretor o funcionamento da iniciativa. Segundo Brandt, a direção da universidade entrará em contato com os representantes dos diversos cursos para discutir a forma de escolha dos membros. “A Ulbra reconhece a importância do Conselho e estará organizada para indicar seus representantes”, concluiu Brandt.

O Conselho

Aprovado em setembro pela Câmara, o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) será um espaço de debates sobre temas variados que envolvem a população jovem do município. A instalação do grupo será dia 4 de dezembro, no Palácio João Neves da Fontoura.

Para participar do Conselho, os indicados de cada entidade devem residir no município e ter idade igual ou inferior a 35 anos. Entre os integrantes serão eleitos um presidente, um vice- presidente e um secretário. O mandato será de um ano.

Devem compor o grupo os seguintes membros: um integrante da última Câmara Estudantil; três representantes da entidade de representação máxima de estudantes até o ensino médio; um membro da União Cachoeirense de Associações de Bairros (UCAB); um representante dos setores jovens, devidamente formalizados, dos clubes de serviços locais; um representante da Câmara de Vereadores, entre outros.