Augusto Cesar: prazo de Tarso para recomeço do asfalto na ERS-403 ficou só na promessa.

Quarenta e cinco dias depois que o Governo do Estado prometeu retomar as obras de asfaltamento da ERS-403 que liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo, o vereador Augusto Cesar (PP) foi conferir se o serviço havia mesmo sido reiniciado, porém não existia nenhuma máquina trabalhando no local.

Já prevendo que não encontraria nenhuma movimentação o vereador levou uma patrola de brinquedo para fazer uma provocação ao governador Tarso Genro. “O governo está achando que nós somos palhaços, então vamos brincar um pouquinho com eles também”, ironizou o parlamentar progressista.

O imbróglio de Tarso Genro começou quando se esquivou de responder ao vereador e radialista Augusto Cesar porque as obras, ainda não tinham começado. Este fato ocorreu durante a 14ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, no dia 24 de março deste ano, e acabou gerando bastante polêmica nos veículos de imprensa.

Três dias depois, sentindo que havia cometido um deslize, o governador orientou o secretário de Infraestrutura do Estado, João Victor Domingues, a dizer na Rádio Fandango que as obras da ERS-403 seriam retomadas em, no máximo, 45 dias.

Nessa entrevista datada de 27 de março, o secretário de Infraestrutura havia declarado que o recurso estava garantido e que a licitação estaria prestes a ser homologada, algo que não veio a se confirmar.

DÍVIDA

Na verdade o asfaltamento da ERS-403 está parado há 28 meses e não tem sequer previsão para continuar, mesmo com a licitação já pronta e dependendo só da ordem de serviço de Tarso Genro.

Acontece que o governador, antes de liberar a retomada do asfaltamento, quer pagar o saldo das obras ocorridas em 2011 que ainda não forem integralmente quitadas, algo na casa dos R$ 2 milhões, segundo informou, recentemente, o vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Jacuí Centro, o administrador cachoeirense Theonas Baumhardt, que é também assessor do vice-governador Beto Grill, do PSB. 

MENTIRA

Esta informação deixou o vereador indignado, pois fora omitida pelo secretário de Infraestrutura do Estado, que chegou inclusive a dar prazo para o reinício do asfaltamento. “O governo não pode ficar iludindo a população. Se não vai fazer pronto! Que diga, mas não fique inventando mentiras”, disparou Augusto Cesar.

DOCUMENTO

Na última sessão (12), o parlamentar fez um pedido para que a Mesa Diretora da Casa entre em contato com as entidades locais, no intuito de apresentarem um documento em conjunto cobrando do governador o recomeço imediato da obra. Tarso Genro deverá estar em Cachoeira no próximo dia 23 para a abertura oficial da 18ª Fenarroz, quando o plano será colocado em prática.