Atendimento odontológico: Homero propõe que instituições de ensino superior atendam demanda do SUS.
Buscando possibilitar maior integração entre os estudantes de odontologia de instituições públicas e privadas e o Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador Homero Tatsch (PSDB) apresentou, na sessão plenária da última segunda-feira (25), uma indicação ao Executivo. O parlamentar propôs que Cachoeira do Sul estabeleça convênio com o Ministério da Saúde, por meio do programa GraduaCEO, para permitir que alunos que cursem odontologia em instituições de ensino superior (IES) realizem procedimentos de saúde bucal através do SUS.
Como vai funcionar
A ideia da iniciativa é permitir a integração entre os acadêmicos e a rede pública de saúde. A partir do início do curso, os estudantes irão acompanhar o trabalho das equipes odontológicas e, na etapa final da graduação, poderão realizar procedimentos, seguindo as orientações dos professores. “Aqui em Cachoeira nós temos a Ulbra, que forma excelentes profissionais nessa área”, lembrou o parlamentar.
GraduaCEO
O programa tem por objetivo qualificar os serviços de saúde bucal, através da incorporação das clínicas odontológicas das instituições de ensino superior na Rede de Atenção à Saúde. “A comunidade vai ser beneficiada ao receber o tratamento e, em contrapartida, o programa também contribuirá para uma melhor formação dos futuros dentistas”, defendeu o parlamentar.