...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Vereador Marcelo Figueiró comemora licitação do Bar América e ressalta a força da unidade

Vereador Marcelo Figueiró comemora licitação do Bar América e ressalta a força da unidade

 

O Vereador Marcelo Figueiró está comemorando o resultado da reunião solicitada por ele com o Prefeito Neiron Viegas que culminou com a promessa de licitação do Bar América pelo Executivo. O quiosque da Praça José Bonifácio, que foi devolvido recentemente pela Brigada Militar para a Prefeitura, estava com uma indicação do prefeito para se se tornar um centro cultural multi-étnico. A proposta foi rechaçada por Figueiró na Tribuna ainda no dia 25 de março, "porque em frente ao Bar já temos a Casa de Cultura, que abrigaria muito bem as exposições do Centro Multi-étnico e porque, se o local for mantido pela prefeitura, dificilmente a administração terá condições de recuperar o prédio e dar a manutenção necessária para sua utilização". A posição de Figueiró fez coro com intensa mobilização nas redes sociais organizadas pelos jornalistas Júlio Mafhus e Vilnei Herbstrit. Foram centenas de manifestações na web a favor que o BA mantenha a sua função original.

A pressão política, em conjunto com as manifestações da sociedade, fez com que o prefeito reunisse seu secretariado ainda na terça-feira, e firmasse novo indicativo do governo, que nos próximos meses, deverá ser aberto edital de licitação pública de concessão de uso, "visando a revitalização do Bar América, como ponto comercial com características culturais". Na quarta, quando recebeu os manifestantes pró-Bar América, coube ao prefeito apenas ouvir as reivindicações e anunciar a boa notícia.

Para Figueiró, a reformulação do destino do Bar América só foi conquistada graças à unidade da sociedade civil e das organizações políticas. "Desde o primeiro momento, quando detectamos o imenso desejo popular para que o Bar América voltasse a sua utilização inicial, estivemos ao lado dos manifestantes. Tentamos instrumentar as manifestações da web através de indicações da Câmara para a prefeitura municipal e solicitamos a reunião com prefeito que estabeleceu uma dead-line para ser solucionado o problema. Tenho convicção que esta vitória, e outras que poderão vir, só podem ser conquistadas graças a parceria da representação política com a população e as forças vivas da sociedade. Agora, nos cabe continuar unidos para fiscalizar o andamento do processo de licitação. Queremos celeridade no lançamento do edital, transparência na escolha do vencedor e rapidez no início das obras de recuperação do prédio", finaliza o vereador.