Sessão Solene: Câmara homenageia Casa da Amizade de Cachoeira do Sul

A Câmara de Vereadores prestou sua homenagem à passagem dos 50 anos da Casa da Amizade de Cachoeira do Sul na noite desta sexta-feira (26). Propositor da iniciativa, o vereador Luis Alberto Paixão (PP) elogiou a atuação da entidade, ressaltando a importância da Casa da Amizade para Cachoeira do Sul. "Instituição que nasceu da necessidade de servir, de fazer bem ao outro. Hoje temos uma entidade séria, coesa e, principalmente, com credibilidade", disse, completando: "Ainda bem que temos instituições como a Casa da Amizade que, de forma voluntária, trabalham para levar um pouquinho de conforto àquelas pessoas necessitadas que, muitas vezes, não podem contar com seus governos. Eu me sinto muito honrado de poder homenagear a Casa da Amizade. Eu me sinto muito honrado em saber que Cachoeira do Sul tem uma Casa da Amizade".

 

A presidente da Casa da Amizade, Claudete Poetter, por sua vez, iniciou seu pronunciamento destacando a história da instituição. "As Casas da Amizade foram criadas porque até 1989 não era permitido o ingresso de mulheres em Rotary, sendo sua participação restrita a encontros sociais, na condição de esposa. Surgiu, então, na década de 30, em alguns países latino-americanos, um movimento no sentido de criar uma Associação das Senhoras dos Rotarianos para desenvolver um trabalho voltado à filantropia. Assim foram criadas as Associações das Senhoras dos Rotarianos ou Casas da Amizade das Senhoras dos Rotarianos, tendo como propósito servir e doar e como fundamento a amizade", disse, completando: "Apesar de criadas por e para senhoras de rotarianos, formam seu quadro social, além destas, senhoras da comunidade que demonstram interesse em fazer parte da entidade".

 

Claudete ressaltou, também, algumas ações realizadas pelo grupo. "Nessas cinco décadas de existência tem ajudado creches, asilos, hospitais, escolas, centros comunitários, prestando auxílios que vão do leite ao material de construção. E para que consigam esses recursos, além das anuidades pagas pelas associadas, a Casa realiza promoções sociais com doações dos associados e trabalhos manuais confeccionadas pelas próprias associadas, trabalhos em feiras e remates e muitas outras atividades".

 

Placa

Durante a solenidade, o diretor das Promotorias de Justiça do Município, Dr. João Ricardo Tavares, realizou a entrega do cartão representativo da data à presidente da entidade Claudete Poetter.              

 

Presenças

Também prestigiaram o evento a secretária Municipal da Administração, Cristina Mór; os vereadores Marcelo Figueiró (PMDB), Sérgio Frankini (PT), Homero Tatsch (PSDB), Augusto Cesar (PP), Daniel Tarasconi (PMDB), Vinicius Cornelli (PT), Edson Richa (PP), Julinho do Mercado (PP), Luiz Zimmer (PSDB), Jeremias Madeira (PSB), Cleber Cardoso (PDT) e Valdocir Marques (PSB), além de representantes do Sindilojas, OAB/Cachoeira do Sul, Liga Feminina de Combate ao Câncer, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Cachoeira do Sul, da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), do 13º Grupo de Artilharia de Campanha, 3º Batalhão de Engenharia de Combate e dos Rotarys Integração, Princesa do Jacuí e Rotary Club Cachoeira do Sul.