O vereador Cleber Cardoso (PDT) apresentou, na última Sessão (29), projeto de lei que torna usual, caixa coletora de correspondências nos imóveis situados no município de Cachoeira do Sul. "Esse é um anseio dos funcionários dos correios, entregadores de panfletos de empresas, entregadores de jornais, de contas de água e luz", destacou o parlamentar.
Conforme o PL, a caixa receptora de correspondência poderá ser confeccionada de forma artesanal, rústica, utilizando-se material novo ou recuperado, desde que atenda aos requisitos de permitir o acesso dos carteiros e de assegurar a conservação e inviolabilidade dos objetos de correspondência e deverão ser instaladas nos muros, portões ou grades dos imóveis, ou, ainda, suportadas em pedestais, necessariamente em locais facilmente acessíveis da rua, evitando-se a sua instalação em lugares onde o acesso for defeso ou difícil.
"Entendo que o acesso à caixa de luz e hidrômetro foi uma conquista e, neste caso, será mais um benefício para os diversos trabalhadores que saem de suas casas para fazer entregas de documentações e publicidade aos proprietários de imóveis", disse Cleber.
Na justificativa do PL, o vereador lembra, também, que a busca por segurança, através de instalação de grades, portões, e animais treinados para segurança, deixou limitado o acesso para entrega de correspondências.
A lei se aprovada dará um ano para os proprietários se adequarem a mesma.