...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Prefeito reúne lideranças para tratar da vinda da UFSM

Prefeito reúne lideranças para tratar da vinda da UFSM

 

Na manhã desta quinta (15), o prefeito Neiron Viegas realizou uma reunião em seu gabinete para discutir os rumos da mobilização pela vinda do campus de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para Cachoeira do Sul.
Participaram membros da cúpula de governo, representantes da Câmara Municipal, de entidades, empresas e lideranças. Os vereadores Augusto Cesar e Marcelo Figueiró, representaram o Legislativo, além dos assessores dos vereadores Daniel Tarasconi e Marcelinho da Empresa. Também estiveram presentes o empresário João Streit, o presidente da OAB, Marcelo Teixeira, o empresário Eládio Dios Vieira da Cunha, o funcionário público aposentado Geraldo Ache e o advogado Armando Fialho Fagundes.
Na oportunidade, o coordenador do grupo pró-UFSM, promotor João Ricardo Tavares, fez uma rápida análise sobre a situação atual do projeto. Segundo ele, a proposta está mais firme do que nunca, contando com o comprometimento do atual reitor, e do eleito, que assumirá o comando da universidade no final do ano. Para evitar atrasos no cronograma inicialmente previsto, em virtude dos trabalhos da comissão atribuída de fazer um reestudo dos cursos do projeto de extensão para Cachoeira o coordenador sugeriu que, nos próximos dias, uma comitiva vá até a UFSM para reunir-se com o reitor Felipe Martins Müller, com a comissão da universidade e com o reitor eleito Paulo Burmann.
João Ricardo explicou que a intenção de Müller, que deixa o cargo no dia 23 de dezembro, é encaminhar ainda neste ano o projeto para avaliação do conselho superior, mas advertiu que o ideal seria tentar provocar a apreciação do conselho desde já. "Entendemos que a atualização dos cursos não impede que a proposta seja submetida ao colegiado. Então, vamos pedir que a Reitoria avalie a possibilidade de apresentar logo o projeto ao Conselho, pois o recurso do governo federal já está garantido para Cachoeira", esclareceu.
Pressão
Corroborando fala do empresário Eládio Vieira da Cunha, os vereadores Augusto Cesar e Marcelo Figueiró sugeriram que como já passou o período de eleição da nova Reitoria, o momento é de retomar a mobilização com força total. Augusto Cesar comentou sobre a conveniência da Audiência Pública solicitada pela bancada progressista para tratar da vinda da UFSM, prevista para a segunda semana de setembro. "Depois da trégua para a eleição do reitor, agora é o nosso momento de agir", avalia Marcelo Figueiró.
Neiron acrescentou que está totalmente otimista com a aprovação do projeto, comentando que tanto ele, quanto o secretário de Governo, Cristiano Schumacher, possuem bons contatos para buscar apoio dos conselheiros.