Ensino técnico: Homero reúne-se com representante do MEC

Na última terça-feira (13), em Brasília, o vereador Homero Tatsch (PSDB), acompanhado do chefe de gabinete do deputado federal José Otavio Germano, Maurício Peres, participou de audiência com o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação Cultura (MEC), Aléssio Trindade Barros. No encontro, foi discutida a implantação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Cachoeira do Sul. "Queremos que a toda região que Cachoeira abrange possa contar com órgão federal técnico que possibilite o treinamento de mão de obra voltada ao agronegócio, construção Civil e indústria", defendeu Homero.

 

Barros informou que o Município foi incluído no plano nacional de expansão do MEC, mas não obteve a pontuação necessária, ficando para a próxima seleção, ainda sem previsão de ocorrer. Na reunião, porém, foram iniciadas tratativas para a instalação de uma UEP (Unidade de Educação Profissional), que é o estágio anterior a instalação da IFSUL. "Vamos acompanhar de perto o processo para que essa unidade se concretize o mais rápido possível ao mesmo tempo em que continuaremos na luta por um campus do IFSul", disse o vereador.

 

O Deputado José Otávio Germano, a partir da iniciativa do vereador, passará a acompanhar o assunto e nos próximos dias terá contato com o Secretário-Executivo do Ministério visando acelerar a implantação de uma UEP em Cachoeira do Sul.

 

A pauta recebe apoio, também, do deputado federal Marchezan Junior, responsável pela realização da audiência desta terça. O parlamentar, entretanto, não pode comparecer à reunião em razão de compromisso do mandato. Após o encontro, Homero Tatsch entrou em contato com Marchezan o informando das tratativas. O deputado garantiu ao vereador que seguirá acompanhando e lutando pelo instituto para Cachoeira. Marchezan é membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal.