...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Câmara homenageia OASE, Comunidade Martim Lutero e Colégio Rio Branco

Câmara homenageia OASE, Comunidade Martim Lutero e Colégio Rio Branco

 

O Legislativo Municipal de Cachoeira do Sul reuniu-se, na noite desta quarta-feira (7), em Sessão Solene, para homenagear a passagem dos 120 anos de da Comunidade Evangélica Martim Lutero e do Colégio Barão do Rio Branco e dos 100 anos da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE). A cerimônia contou com a presença de centenas de pessoas, que lotaram o salão de festas do Colégio.

Durante a solenidade, foram realizadas as entregas dos cartões representativo da data a José Voigt, presidente da Comunidade Luterana, Leatriz Voigt, diretora do Colégio Barão do Rio Branco, e Renate Diefenbach, presidente da OASE. A sessão contou, também, com a apresentação dos corais das entidades homenageadas.

Em seu pronunciamento, o propositor da iniciativa, vereador Edson Richa (PP), destacou que as 12 décadas comemoradas pelo Colégio e pela comunidade refletem a importância que ambos têm para a cidade. "Nos dias atuais de tantos desafios sociais, de tanta concorrência tecnológica, de tantos atrativos para que as famílias se dispersem, atingir o patamar de 120 anos de vida ativa ininterrupta é marca indelével de conteúdo cristão inabalável, de fé propagada, cantada e vivida. A nossa Igreja Evangélica de Confissão Luterana congrega com outras profissões de fé sem receio, sem ranços, ao contrário, buscando ainda mais o bom contágio do propagar amor, esperança, solidariedade e fé, pois são estes os pilares que direcionam este grupo religioso. E é através do Colégio Barão do Rio Branco que se percebe claramente que a Comunidade Luterana de Cachoeira do Sul tem dentro de si a força experiente de quem já desfrutou alguns anos de vida e não esquece que seus pés e olhos devem estar voltados para o futuro".

A diretora do Colégio, Leatriz Voigt, destacou a relação da religião com a educação. "Foi a necessidade de ter uma escola junto à sua comunidade religiosa que motivou homens e mulheres a criar este colégio. Foi quando sentiram que ser uma comunidade não estaria completa se nela não estivesse presente o conhecimento, o ensino das letras, a matemática, a música e, também, a Bíblia", destacou. "Sentimos profunda gratidão a todas pessoas que dedicadas e incansáveis viveram e escreveram a história dessa comunidade. Muito justo comemoramos, pois para uma entidade alcançar e passar dos 100 anos, alcançando os 120 anos, é muito gratificante. Lembramos com emoção o esforço e a coragem daqueles que iniciaram todo o processo de construção da comunidade Martim Lutero", complementou o presidente da comunidade, José Voigt.

O vereador Edson Richa ressaltou, também, o fato de a instituição escolar ter sido uma das pioneiras na inclusão de alunos com necessidades especiais. "Quando muitos ainda achavam que portadores de Síndrome de Down só poderiam ser atendidos em escolas afins ou ditas especiais, esta escola abriu seus braços e aqui os recebeu. O Colégio abriu suas portas e abriu os corações de pais, professores, funcionários e especialmente alunos", disse.

O parlamentar destacou, ainda, a atuação da OASE em Cachoeira do Sul. "São elas, as Senhoras Auxiliadoras Evangélicas que ao longo destes cem anos vêm revitalizando nossa Igreja Luterana, que reunidas em torno de sua Ordem mantém a tradição da propagação de uma instituição calcada na manutenção das estruturas familiares", enfatizou. A presidente da OASE, Renate Diefenbach lembrou a história da entidade. "Através de grandes desafios vencidos pelos nossos antepassados hoje encontramos nossa Igreja integrada à cultura do país e da cidade. As mulheres começaram com seus encontros em grupos com a finalidade de ajudar no trabalho de suas comunidades. No ano de 1913, em nossa cidade, foi criado o primeiro grupo com 13 mulheres. E desde lá viemos mantendo a vivência de fé e do amor buscando o fortalecimento na tarefa de dar, receber, ouvir, agir, comungar e servir". Renate, por fim, agradeceu ao vereador Edson Richa e ao Legislativo de Cachoeira do Sul pelo reconhecimento público da entidade.