Ações do Programa Operação Balada Segura são destacadas na Tribuna Popular
Para divulgar as ações desenvolvidas através da Operação Balada Segura, o coordenador do Comitê Municipal de Mobilização, Educação e Comunicação no município, Oberdan Ezequiel Moura Pinto, utilizou a Tribuna Popular da sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (21). “O estudante já está inserido no cenário do trânsito e, quanto mais cedo ele adotar atitudes e condutas responsáveis, estará contribuindo para uma convivência mais saudável no trânsito”, destacou o coordenado, lembrando que o setor de trânsito de Cachoeira já desenvolve o projeto Blitz Educativa – Educando para o trânsito, onde são realizadas atividades nas escolas.
Conforme Oberdan, a complexidade do trânsito local, com uma frota atual de aproximadamente 40 mil veículos automotores registrou, entre o período de janeiro de 2011 a maio de 2013, 1.252 acidentes com danos materiais, 708 com lesões e 12 seguidos de morte no município. “A partir desses dados, vimos a necessidade de aumentar as informações educativas em relação ao trânsito, procurando alcançar o maior número possível de pessoas para uma mudança de comportamento”, explicou, complementando: “Nesse sentido, em agosto deste ano, a assessoria da presidência do Detran – RS esteve em Cachoeira do Sul para anunciar o programa Operação Balada Segura no município. A partir de então, já foram iniciadas as etapas para a sua realização e instalação do Comitê Municipal”.
Programa Operação Balada Segura
O Operação Balada Segura consiste na realização de blitz de fiscalização e educação, tanto em locais onde há acúmulo de bares e casas noturnas, como em roteiros e itinerários de deslocamento para festas e eventos. O programa busca combater a condução de veículos por motoristas alcoolizados e atua em parceria com o Detran – RS, Brigada Militar, Polícia Civil e órgãos executivos de trânsito municipais.
Comitê Municipal de Mobilização, Educação e Comunicação do Balada Segura
Segundo o coordenador, no dia 10 deste mês foi efetivada a comissão do Comitê Municipal, com representantes de vários segmentos da sociedade, entre eles: Poder Público, Segurança Pública, Saúde, Educação, Sociedade Civil, Comércio, Comunicação e credenciados do Detran – RS do município. A parte operacional de sistema será feita pelos agentes de trânsito, Brigada Militar e Polícia Civil. “Estamos desenvolvendo um trabalho que possa abranger toda a comunidade nesta causa, construindo uma conduta de paz no trânsito”, reforçou.
Material educativo
Ao final de seu pronunciamento, Oberdan mostrou o material educativo desenvolvido para divulgar o programa, que conta com informativos sobre os efeitos do álcool e um bafômetro descartável. “Segundo uma estimativa da ONU, o álcool está presente em mais da metade dos acidentes seguidos de morte. Este kit educativo é uma maneira de chamar a atenção dos jovens, para que tenham consciência da importância de não dirigir alcoolizado”, afirmou.
Agenda
A implantação do Programa Operação Balada Segura e o lançamento do Comitê Municipal de Mobilização, Educação e Comunicação será efetivado com a assinatura do convênio entre Estado e município, no próximo dia 25, às 18h, no Plenário da Câmara de Vereadores.