Vereador sugere projeto para implantar coleta seletiva no Solar do Parque.
Vereador sugere projeto para implantar coleta seletiva no Solar do Parque
As 160 famílias que ocupam os apartamentos populares do Programa Minha Casa Minha Vida, no Residencial Solar do Parque estão enfrentando problemas quanto à coleta de lixo, já que é grande a quantidade de resíduos gerada e o caminhão que faz o recolhimento só passa no local três vezes por semana. Atento ao problema o vereador Oscar Sartório (PR) está buscando uma alternativa para amenizar o problema, através da implantação de um projeto piloto para coleta seletiva de resíduos sólidos no próprio condomínio.
Deste modo, o parlamentar encaminhou indicação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente sugerindo a elaboração de um projeto que servirá como uma experiência no município, podendo, posteriormente, ser estendido a outros condomínios, e até mesmo aos órgãos públicos. A ideia central é reduzir a quantidade de resíduos a serem coletados, diminuindo o volume de lixo enviado ao aterro sanitário, e, ao mesmo tempo, dando destinação adequada aos resíduos sólidos recicláveis.
Outro ponto positivo do projeto idealizado por Sartório é a questão da geração de renda, uma vez que o material coletado pode ser comercializado e o montante de recursos revertido para um fundo de reserva do condomínio, amenizando as despesas de manutenção do residencial.
INTEGRAÇÃO - O vereador ainda observa que, o projeto tem caráter pedagógico, pois além de incentivar a participação da comunidade na busca de soluções para os problemas ambientais, favoreceria a integração dos moradores, na medida em que a gestão do sistema teria de ser gerido por eles, implicando num processo organizativo também envolvendo parcerias com o setor privado a fim de promover a comercialização do material reciclável coletado.