Vereador quer engajamento estudantil em campanha pelo voto aos 16
Nesta semana, o vereador peemedebista Luciano Figueiró apresentou indicação à Mesa Diretora da Câmara, quanto à realização de campanha de conscientização para o cadastramento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos. O parlamentar deseja que o Poder Legislativo do município faça também a sua parte, pois o Tribunal Regional Eleitoral e a Assembleia Legislativa do Estado, com apoio da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), estão lançando, agora, em abril uma grande campanha pelo voto aos 16.
Para incentivar os adolescentes a irem às urnas em outubro deste ano, a campanha "16 anos: uma idade inesquecível" será reeditada em 2012. Em 2010, foram mais de 143 mil jovens com registro eleitoral cadastrado no RS.
ENGAJAMENTO - Figueiró esclarece que, para fazer seu primeiro título o jovem deve comparecer ao Cartório Eleitoral, portando documento de identidade e comprovante de domicílio. "Acho que a realização de uma campanha seria interessante para despertar a consciência política dos jovens, para que eles ocupem seus espaços na sociedade. Imagino que a iniciativa poderia contar com peças veiculadas em rádio e jornal, buscando o apoio das diversas entidades do município, bem como, o engajamento das entidades estudantis", avalia o vereador.