Vereador Figueiró completa raio-X das escolas polo do interior.
Vereador Figueiró completa raio-X das escolas polo do interior
O vereador Luciano Figueiró (PMDB), dando continuidade ao trabalho desenvolvido no ano anterior - quando havia visitado as escolas polo localizadas na região sul - fez visitas a mais três escolas localizadas na região norte do interior do município, completando o levantamento. Desta vez, o parlamentar esteve em escolas nas localidades de Faxinal da Guardinha, Bosque e Passo do Moura.
De um modo geral, a sua preocupação era verificar se a política adotada, ainda, durante o Governo Pipa, está sendo devidamente implementada. Ele explica que, à época, foram fechadas cerca de 80 pequenas escolas, sob o argumento de que uma vez concentradas em escolas polo, os educandários teriam melhor infraestrutura, como quadras esportivas, praças de brinquedo, bibliotecas, laboratórios de informática, refeitórios etc. Contudo, o parlamentar observa, que na prática muita coisa precisa perfeita para que tal meta seja mesmo atingida. A propósito, Figueiró chama a atenção para o fato de que muitas melhorias já poderiam ter sido concretizadas, se a Prefeitura estivesse buscando parcerias com a iniciativa privada, coisa bastante comum em outros municípios vizinhos, como ocorre em Santa Cruz do Sul, cita ele a título de exemplo. "Na Escola Imperatriz Leopoldina, boa parte do material didático foi conseguida junto à Afubra, já na Escola Taufik, a pracinha de brinquedos foi viabilizada pela Screw. São bons exemplos que, com boa vontade muita coisa pode ser conquistada se houver iniciativas bem planejadas", argumenta.
BALANÇO - Após ter percorrido as instalações das instituições, e conversado com os respectivos diretores e professores, Figueiró constatou que, no geral, todas as escolas rurais precisam de investimentos em infraestrutura e materiais, e a que se demonstrou mais próxima do modelo ideal é a Taufik Germano, no Passo do Moura. Entretanto, mesmo ela também possui carências tipo a construção de cobertura para a quadra de esportes e a ampliação da pracinha de brinquedos, tendo em vista o expressivo número de alunos.
Segundo ele, para resolver o problema, não se cogita valores astronômicos, mas, sim, aplicações pontuais em questões específicas de cada instituição. "Entendo que a Prefeitura deveria fazer visitas periódicas às escolas, para saber identificar as carências de cada uma delas. Assim, com pequenos e paulatinos investimentos, todas alcançariam o patamar de qualidade desejado. Hoje em dia, as famílias do interior estão bastante preocupadas com a formação intelectual e educacional dos seus filhos, visando a capacitá-los para enfrentar a acirrada competição no mercado de trabalho", frisa o parlamentar peemedebista.
Figueiró elencou os principais aspectos verificados nas três escolas ora visitadas:
ESCOLA IMPERATRIZ LEOPOLDINA (Faxinal da Guardinha)
113 alunos - 5 escolas fecharam
CARÊNCIAS:
1 - Adequação do funcionamento da biblioteca, visto que a mesma funciona no período de manhã como sala de aula e à tarde como sala dos professores.
2 - Implantação de educação infantil, adequando a estrutura física para tanto, visto que a escola mais próxima que oferece educação infantil fica no distrito de Três Vendas.
3 - Construção de área coberta para as atividades da Escola. Pavilhão comunitário é apenas alternativa.
4 - Construção de quadra de esportes, tendo em vista que a mesma não possui espaço para a prática de esportes. O campo não possui grama.
5 - Melhoria da praça de brinquedos, considerando a precariedade da mesma.
6 - Manutenção do campo de futebol, pois, atualmente o mesmo não possui grama.
7 - Construção de refeitório.
8 - Ampliação dos sanitários masculinos, visto que o mesmo possui apenas um vaso sanitário.
PONTOS POSITIVOS:
- acessibilidade
- labin
- pintura
- engajamento professores e funcionários
- parceria com a comunidade
ESCOLA ALDO PORTO - Bosque
113 alunos - 4 escolas fecharam
CARÊNCIAS:
1 - Ampliação da biblioteca, tendo em vista que a mesma funciona como sala dos professores também.
2 - Aumento da quantidade de merenda escolar fornecida à escola. Hoje é racionada.
3 - Designação de professor para atender no Labin, considerando que a referida escola possui este completo faltando apenas o referido profissional.
4 - Instalação de ventiladores nas salas que não os possuem, para amenizar o forte calor que os alunos e professores tem que suportar diariamente.
5 - Designação de 01 bibliotecária, 01supervisora, 01 orientadora, 01professor de reforço.
6 - Manutenção da praça de brinquedos, considerando o estado de abandono da mesma que possui por exemplo só um balanço.
7 - Construção de salas individuais para supervisão e orientação, visto que a escola não possui.
8 - Adequação para proporcionar acessibilidade.
9 - Que estude a possibilidade de implantação de turno inverso.
PONTOS POSITIVOS:
- labin
- pintura
- refeitório bom
- quadra de esportes recém inaugurada
- não falta vagas para educação infantil
- parceria com AFULBRA
- área coberta ampla
ESCOLA TAUFIK GERMANO - PASSO DO MOURA
270 alunos - 6 escolas fecharam
CARÊNCIAS:
1 - Ampliação da praça de brinquedos, visto que essa é pequena para atender a necessidade, falta areia e balanços.
2 - Ampliação da área coberta, para melhor atender os alunos.
3 - Ampliação da sala de educação infantil, visto que uma delas ainda é restrita.
4 - Construção de quadra coberta, visto que trata-se da maior escola da rede no interior.
PONTOS POSITIVOS:
- estrutura do prédio, manutenção e pintura
- parceria com a Screw
- sala construída com apoio de colaboradores
- LABIN com Professora pós graduada
- acessibilidade total
- Biblioteca em boas condições
- quadra de esportes
- espaços adequados para todos os setores
CONCLUSÃO - Somando este levantamento ao relatório encaminhado no ano passado, um dos principais problemas destacados pelo Vereador foi a precariedade das bibliotecas em quatro escolas. Esse ambiente que deve ser propício à concentração, no geral é divido com outros setores, o que acabada desviando a atenção dos estudantes. "Das nove escolas polo, que, em tese deveriam estar bem equipadas, quatro não têm biblioteca, o que, por si só, já denota que há precariedades", comenta Figueiró.
Contudo a situação mais grave, diz respeito à educação infantil, que não dá conta da demanda, posto que, em quatro das nove escolas visitadas não são oferecidas vagas.
Quanto à falta de planejamento, o parlamentar cita o exemplo da Escola Aldo Porto, que possui um moderno laboratório de informática, inclusive, com acesso à internet pago pelo CPM da Escola, mas que não funciona devido à falta de um professor capacitado para atuar no setor.
Figueiró encaminhou o relatório ao prefeito, cobrando atitudes a respeito, questionando sobre a existência de eventuais projetos para buscar recursos, junto aos governos Federal e Estadual, bem como na iniciativa privada, para incrementar a estrutura de ensino das escolas do interior.
Citando a doação recebida pelo Município de 08 veículos, o Vereador encaminhou indicação sugerindo que o Executivo Municipal busque junto a receita e polícia federal a doação de equipamentos de informática e outros para serem utilizados nas escolas polo.
COMPARATIVO - Identificando problemas recorrentes nas nove escolas, ao todo, visitadas o vereador elaborou o seguinte comparativo:
- BIBLIOTECA PRECÁRIA EM 4 DAS 9 - IMPERATRIZ e ALDO PORTO ( divide a sala com outras funções) , VILA VARGAS e CERRO DOS PEIXOTOS (não possuem)
- SEM QUADRA DE ESPORTES em 4 das 9 - IMPERATRIZ, VILA VARGAS, CERRO DOS PEIXOTOS, PORTEIRA SETE - Precisa de reparos na MINERAÇÃO
- SEM EDUCAÇÃO INFANTIL em 4 das 9 - VILA VARGAS, CERRO DOS PEIXOTOS, BARRO VERMELHO (FALTA ESPAÇO) e IMPERATRIZ
- SEM PRACINHAS em 4 das 9 - MINERAÇÃO, CERRO DOS PEIXOTOS, BARRO VERMELHO e PORTEIRA SETE
- PRACINHAS PRECÁRIAS em 5 das 9 - VILA VARGAS (AREIA), PIQUIRI (PEQUENA), IMPERATRIZ, ALDO E TAUFIK (Pequena para o número de alunos)
- SEM REFEITÓRIO em 6 das 9 - VILA VARGAS, CERRO DOS PEIXOTOS, PIQUIRI, BARRO VERMELHO, PORTEIRA SETE, IMPERATRIZ