Valdocir pede reanálise do projeto da ponte do São Lourenço a Beto Grill.

Valdocir pede reanálise do projeto da ponte do São Lourenço a Beto Grill

Aproveitando o bom momento entre o Governo do Estado e os deputados da base aliada governista, o vereador Valdocir Marques (PSB) encaminhou indicação ao governador em exercício, Beto Grill, assim como o deputado Beto Albuquerque, que hoje comanda a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, ambos do PSB, sugerindo a retomada do projeto para construção da ponte do São Lourenço.

A mobilização que anda um tanto esmorecida, num passado recente reuniu grandes esforços da comunidade, através da Associação Pró-Construção da Ponte do São Lourenço (Assoponte), capitaneada pelo empresário Elemar Schiefelbein, congregando o apoio formal de mais de 30 entidades de classe dos mais variados segmentos econômicos, como: AME, CDL, Administradores, Sindilojas, Aposentados, Câmara de Agronegócio, NEA, OAB, Sindicato Rural, STR, Ascoop, Afubra, Prefeitura, Câmara, Unimed, HCB, Contabilistas, Coriscal, Cotricasul, Celetro, Operação Jacuí, Rotary e Lions, além de importantes interlocutores em Brasília, como o General Avena e o deputado federal José Otávio Germano.

Valdocir argumentou a Grill que o ante-projeto de uma proposta técnica, já existe, tendo sido elaborado pelo Exército Brasileiro, através do departamento de engenharia e construções (DEC), no qual o município já investiu a importância de R$ 532.527,63, algo que facilita a análise pelos órgãos competentes dos governos Estadual e Federal, de modo a facilitar a captação de recursos.

O parlamentar também apontou que a construção da Ponte se coaduna com a disposição da atual administração gaúcha de recuperar o papel do Estado como indutor do desenvolvimento. "O Governo do Estado do Rio Grande do Sul ampliou os financiamentos junto ao "Banco Mundial" para recuperar a capacidade de investimento do Estado, de acordo com informações publicadas pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (SEPLAG), e vem agora buscando junto aos países europeus atrair novos recursos e novos créditos para investimentos em infraestrutura. Quem sabe aí não está a nossa chance", avalia Valdocir.

PLANEJAMENTO - Na avaliação do vereador, o governo gaúcho deve dar importância ao projeto, pois a construção da Ponte do São Lourenço, ligando Cachoeira à cidade de Restinga (depois da localidade de Pertile) beneficiaria o desenvolvimento de várias outras cidades da região, como São Sepé, Formigueiro e Dona Francisca, entre outras. "Cachoeira já lutou muito por esse projeto, é um anseio antigo da nossa comunidade, por isso penso que não podemos desistir agora, depois de tanto esforço. Temos que nos planejar para o futuro, até mesmo porque a Ponte do Fandango, já demonstrou que não dá mais conta do recado, e, a construção de uma ponte no São Lourenço, passa a ser mais uma alternativa de acesso à cidade", observa.