Sartório pretende instituir a Semana Municipal do Cultivo ao Tradicionalismo Gaúcho.

Sartório pretende instituir a Semana Municipal do Cultivo ao Tradicionalismo Gaúcho

Seguindo o exemplo de Caxias do Sul, o vereador Oscar Sartório (PR) protocolou, nesta semana, projeto de lei pretendendo instituir no calendário de eventos de Cachoeira do Sul a Semana do Cultivo ao Tradicionalismo Gaúcho, a ser comemorada sempre na segunda semana do mês de setembro. Com a medida, o parlamentar espera reforçar e ampliar o sentimento do povo cachoeirense pelos costumes dos antepassados.

A ideia central do projeto é que, neste período, o município através de sua rede ensino, Secretarias da Educação, do Turismo e Cultura, elaborem atividades com o intuito de incentivar o uso da pilcha, o conhecimento da história da Revolução Farroupilha, da comida típica, da música tradicionalista, da sua literatura, do significado e da origem da palavra "gaúcho", bem como, dos símbolos do Rio Grande do Sul.

Para o vereador, a tradição tem se perdido ao longo dos anos, principalmente entre os jovens. Deste modo, sua proposta visa a fomentar a tradição gaúcha, especialmente, no âmbito escolar, sem deixar de atingir também as sociedades culturais e a comunidade em geral. "Haverá, neste período, uma integração de toda a comunidade, através dos alunos da rede municipal escolar, professores, poderes públicos, membros de CTGs, e simpatizantes da cultura gaúcha", avalia o parlamentar.

RESGATE - Sartório, ainda, observa que, a cidade de Cachoeira do Sul possui um número expressivo de CTGs, sendo diversos os acontecimentos culturais aqui registrados, como rodeios, festivais e as comemorações da Semana Farroupilha. Contudo, ele entende que como o sentimento nativista foi ficando mais fraco, com o passar do tempo, para uma parcela da sociedade, principalmente, os jovens, o sentimento tradicionalista precisa ser revigorado, devido à importância do cultivo à tradição gaúcha para a vida cultural de nossa comunidade. "O tradicionalismo é um estado de consciência, que busca preservar as boas coisas do passado, sem conflitar com o progresso, cultuando, vivenciando e preservando o patrimônio sócio-cultural do povo gaúcho na plenitude do seu sentido e valor", esclarece.