Balardin quer desenvolvimento de projeto de apoio aos carroceiros da cidade.

 

Balardin quer desenvolvimento de projeto de apoio aos carroceiros da cidade

O vereador Leandro Balardin (PSDB) encaminhou pedido de informações ao Departamento de Vigilância Ambiental/Centro de Controle de Zoonoses para saber quais os procedimentos estão sendo dispensados pela Prefeitura em relação aos carroceiros da cidade.

O parlamentar destaca que, em sua grande maioria, as pessoas que fazem uso de carroças e charretes são pessoas de origem humilde e que precisam de atenção social e sanitária. Balardin sugere o Poder Executivo desenvolva programa para registro, legalização, orientação e apoio a estas pessoas que dependem das carroças não apenas como meio de transporte, mas também como meio de trabalho e de sustento para suas famílias.

Balardin acrescenta que, esta iniciativa é um dever do município, pois se trata de uma questão de caráter social, de saúde pública, e que, também, traz reflexos no trânsito da cidade. O parlamentar refere que projetos semelhantes são mantidos em diversas outras cidades do estado, como na cidade de Bagé, onde as carroças são emplacadas, os animais cadastrados, e o controle sanitário é feito periodicamente. "A ideia é auxiliar os carroceiros com o trato dos animais, e dar-lhes orientações sobre trânsito e sobre a necessidade do controle de zoonoses", explica.

CUSTO ZERO - O vereador ressalta, ainda, que o projeto não deve gerar nenhum custo aos carroceiros, pois os envolvidos são pessoas de baixo poder aquisitivo, e em geral com baixa escolaridade. "Sabemos das dificuldades enfrentadas por esta categoria, principalmente no tocante às vacinas, e outros cuidados que os animais exigem. Além de tudo, havendo registro, a Prefeitura poderá ter controle sobre quem são estas pessoas, quais as suas necessidades e também suas responsabilidades, fornecendo orientação", esclarece o vereador.