Foi instalada, na tarde deste domingo (1º), a 17ª Legislatura de Cachoeira do Sul. Na solenidade, foi realizada a posse dos 15 vereadores, do prefeito Sergio Ghignatti e do vice-prefeito Cleber Cardoso, eleitos em outubro de 2016 para o mandato de 2017 a 2020.
Após a posse dos vereadores, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o ano de 2017. A chapa única, presidida pelo vereador Paulão Trevisan (PDT), foi eleita com dez votos favoráveis. Os vereadores Luis Paixão (PP), Marcelinho (PP), Itamar Luz (PSDB), Castelo (PSB) e Valdocir Marques (PTB) se abstiveram da votação. A Mesa Diretora eleita também é composta pelos vereadores Dr. Carlos Alberto (PP) como 1º vice-presidente, Gilmar Vieira (PRB) 2º vice-presidente, Telda Assis (PT) na função de 1ª secretária e Felipe Franja (PMDB) de 2º secretário.
Mesa Diretora 2017
Em seu primeiro pronunciamento como presidente do Legislativo cachoeirense, Paulão reforçou que seu empenho será em prol de todos cachoeirenses. “Reafirmo minha responsabilidade de legislar para todos, mantendo meus princípios de um homem simples que jamais desistirá de defender e lutar pela nossa cidade. Meu trabalho tem como objetivo uma sociedade mais feliz, com seus direitos garantidos”.
Executivo
Na sequência, foram empossados o prefeito Sérgio Ghignatti e o vice-prefeito Cleber Cardoso. O primeiro discurso do novo chefe do Executivo cachoeirense enfatizou o pedido de parceria na gestão. “Ninguém tem a força necessária para manter sempre o leme no rumo certo. Nós precisamos de mais gente. Este barco a que me refiro é a nossa cidade. Por isso peço que vocês me ajudem. Nós 17, os 15 vereadores, o prefeito e o vice, mais o secretariado, a população de Cachoeira do Sul, e a ajuda do deputado estadual Marlon Santos, que será o deputado da Assembleia Legislativa em 2018 temos que remar juntos. Ajudem a fazer com que esse barco não fique à deriva nunca. Critiquem o prefeito, legislem, mas fiquem sempre do lado prefeito”.
Comissões parlamentares
Por deliberação do Plenário, a composição das comissões permanentes serão realizada nesta segunda-feira, 2 de janeiro. A Câmara de Vereadores possui três comissões prementes: Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e de Mérito. Com exceção do presidente da Mesa, cada vereador deve integrar uma das comissões.
Afastamento
Durante a solenidade, também foi aprovado o requerimento da vereadora Daniela Santos (PDT), que solicitou o afastamento do exercício parlamentar para assumir o comando da Secretaria Municipal de Interior, Agricultura e Pecuária. Em seu lugar, será chamado o vereador Pedrão Jarrão (PDT).
Vereadores eleitos para a 17ª Legislatura
Azevedo (PPS)
Castelo (PSB)
Daniela Santos (PDT)
Dr. Carlos Alberto (PP)
Felipe Franja (PMDB)
Gilmar Dutra Vieira (PRB)
Igor Noronha (PMDB)
Itamar Luz (PSDB)
Jeremias Madeira (PDT)
Luis Paixão (PP)
Marcelo Martins (PP)
Paulão Trevisan (PDT)
Ronaldo Trojahn (PSB)
Telda Assis (PT)
Valdocir Marques (PTB)