Câmara presente em evento que promove inclusão de pessoas com deficiência

Os vereadores Paulão Trevisan (PDT), Carlos Alberto (PP) e Igor Noronha (PMDB) participaram, nesta sexta-feira (29), de ação que visa incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O evento, denominado Dia D, é promovido pela FGTAS/Sine de Cachoeira, em parceria com o Ministério do Trabalho e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, e foi divulgado pelo coordenador da agência no município, Júlio Lopes, na Tribuna Popular da sessão ordinária desta semana.

“É com imensa satisfação que prestigiamos esse evento. O Legislativo é sempre parceiro de qualquer ação que vise à inclusão e a igualdade das pessoas com deficiência. Garantir esses direitos tem relação direta com a  dignidade e qualidade de vida desse público, que enfrenta tantas dificuldades no dia a dia”, disse o presidente da Câmara, Paulão Trevisan.

Lei de cotas

A Lei nº 8.213, de julho de 1991, também conhecida como Lei de Cotas, obriga o preenchimento de 2% a 5% das vagas com reabilitados ou com deficiência na empresa que possua no mínimo 100 empregados. O percentual varia conforme o número de profissionais que a empresa possua.

Contato

O Dia D está sendo realizado nas dependências da agência do FGTAS-Sine de Cachoeira do Sul. Para se candidatar às oportunidades de trabalho, as pessoas com alguma deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem comparecer ao evento com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).