Câmara homenageia 50 anos da Escola HCB
A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira (04), sessão solene em homenagem aos 50 anos de fundação da Escola de Educação Profissional de Saúde HCB. A solenidade, realizada no auditório do Sicredi, contou com a presença de professores, alunos e colaboradores da Escola, além de representantes de entidades municipais, que lotaram o espaço.
A Escola HCB, referência em educação técnico profissionalizante, teve autorização para funcionamento concedida através da Portaria nº 20428 de 18/11/1969. A então “Escola de Auxiliares de Enfermagem” teve início em março de 1970, tendo como objetivo principal preparar mão de obra para o Hospital de Caridade e Beneficência, pois na época, não havia pessoal qualificado na área de enfermagem.
Ao longo desses 50 anos, a Escola HCB já formou vários profissionais, como auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, técnicos em administração em saúde, técnicos em prótese dentária e técnicos em segurança do trabalho.
O propositor da homenagem, vereador Nelson Azevedo (Cidadania), destacou, em seu discurso, a atuação dos estudantes e profissionais formados pela instituição. “Os alunos participam de atividades diárias de aulas teóricas na escola, realizam estágios no HCB, na Secretaria de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e em empresas e, ainda, participam em vários eventos na comunidade, como campanhas de vacinação, Jornadas Rotárias, atendimentos de primeiros socorros, verificação de pressão arterial e teste de glicose e palestras sobre temas de saúde na comunidade. Estes profissionais da saúde são nossos anjos da guarda, pois em todo grande evento precisa de uma boa estrutura de organização. Pode reparar, nos jogos esportivos, nos grandes shows e apresentações artísticas, sempre tem uma turma que fica ali nos bastidores, cuidando para que tudo saia dentro do planejado”.
Na sequência, a diretora da Escola, Maiara de Oliveira Carvalho, resgatou alguns momentos da história da instituição. “Estamos falando de 50 anos, de mais de oito mil pessoas que passaram pelos bancos escolares ajudando a construir essa história de sucesso. A Escola nasceu da necessidade de qualificar o quadro de profissionais da enfermagem do HCB. Em 1968, a Escola foi idealizada e em 18 de novembro de 1969 foi autorizado o seu funcionamento. Segundo as atas que registram a história, os médicos e profissionais atuavam voluntariamente como professores na escola, o orçamento era pequeno, mas com boa vontade e muita determinação as aulas continuaram e, a cada ano, e novos ingressos de aluno aconteciam. Ao longo desses 50 anos, a Escola de Educação Profissional de Saúde já formou 3.448 alunos nos cursos técnicos e mais de 5.500 pessoas nos cursos livres”.
Ao final, a diretora enalteceu os principais valores prezados pela instituição. “Nossa história é muito bonita e valorosa pelas pessoas de fibra que, com dedicação e amor, por aqui passaram. Falar da Escola HCB não se resume a atos autorizativos ou a prédios, mas significa, sobretudo, falar de ousadias, competências, sonhos. É falar de amor. Amada Escola, tanto o ontem como o agora são mitos de um calendário e o teu aniversário é um nascer a toda hora. A ti, Escola HCB, um futuro glorioso!”.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o vice-provedor do HCB, Paulo César de Ré, o presidente da Associação Assistencial e Educacional HCB, Geraldo José Cerentini Ache, o superintendente do HCB, Luciano Morshel, o presidente do Grande Conselho HCB e do Conselho Deliberativo da Escola HCB, o comandante do 13 GAC, Tenente Coronel Oliveira Alves, o presidente da OAB/Subseção Cachoeira do Sul, Marcelo Teixeira, o diretor da Ulbra/Cachoeira do Sul, Rogério Brandt, e representantes do Rotary Club Zona Alta, do Grupo de Escoteiros Ibiraiaras, do Conselho Municipal da Educação, da Secretaria Municipal da Saúde, da 24ª CRE e do 4º Núcleo do Cpers/Sindicato.