O vereador Cleber Cardoso (PDT) está sugerindo que o Executivo desenvolva no município, o projeto chamado "Cimento e Batom" que já vem sendo aplicado com sucesso em outras cidades do Estado, oferecendo treinamento gratuito para qualificação de mulheres na construção civil. O parlamentar sugere que o projeto seja desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Ação Social (Stas) em parceria com o Senai.
O objetivo, segundo o vereador, é ensinar tanto a parte teórica, como a prática de pintura em parede, assentamento de tijolos e cerâmica e regularização de pisos, que são tipos de serviço que demandam de maior paciência e detalhismo, razão pela qual o público feminino costuma se adaptar com facilidade. "Hoje é muito comum às mulheres manterem financeiramente a família com seu trabalho, então por que não, qualificá-las numa área em que a cidade é carente de mão de obra", destacou Cleber.
MERCADO - De acordo com o parlamentar, a iniciativa é inspirada no Projeto Mulheres Construindo Cidadania do Governo Federal, cuja experiência foi bem sucedida na cidade de Canoas/RS, por exemplo, onde hoje as mulheres que se formaram na 1º turma já criaram uma cooperativa para prestar serviços na área de construção civil, que está preenchendo, nada menos que, 30% das vagas do mercado local apenas com mão de obra feminina.