Segundo o vereador, os pacientes que consultaram com o oftalmologista no mês de junho, foram orientados a voltar somente no mês de setembro para "tentar" marcar a cirurgia de catarata.
Para traçar um panorama da situação, o vereador quer saber qual foi o valor do último repasse feito pela Secretária Estadual de Saúde para cobrir as cirurgias de catarata, quantas cirurgias foram liberadas nos meses de maio e junho deste ano, qual a previsão para julho e agosto, e qual é a demanda reprimida deste tipo de procedimento cirúrgico em Cachoeira do Sul.
AMPLIAÇÃO - Cleber lembra que, no ano passado, chegou a encaminhar indicação à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul, para estudar a possibilidade de ampliar o número de atendimentos oftalmológicos na região. "Se for o caso, estou disposto a intervir junto ao governo do Estado, para cobrar incremento no repasse e mais agilidade na liberação das cirurgias. Temos que tomar uma atitude, pois a doença é progressiva. Quando há muita demora os pacientes com risco de perder totalmente a visão", salienta o parlamentar.