Se o projeto for aprovado, através do Programa de Reciclagem de Entulhos de Construção Civil, a Prefeitura poderá conceder incentivos fiscais para empresas, cooperativas, centros de prestação de serviços etc., ou também celebrar convênios com órgãos da União e do Estado.
De acordo com Sartório, o objetivo é incentivar o uso, a comercialização e a industrialização dos resíduos de obras e demolições, reaproveitando os materiais principalmente na construção de casas populares ou mesmo em pavimentações. "Não é de hoje que existe este problema, mas a situação tem se agravado em razão do aquecimento do setor da construção civil. Um bom exemplo é grande a quantidade de caçambas coletoras estacionadas nas vias públicas. Com o reaproveitamento destes materiais estaremos gerando empregos, baixando o custo de obras populares e protegendo o meio ambiente", observa o parlamentar.
COLETA - O vereador adverte que para se minimizar o problema da deposição clandestina, o município deverá organizar um sistema eficiente de coleta e aproveitamento do entulho, e a partir daí introduzir a prática da reciclagem para o seu reaproveitamento em diferentes aplicações.
Sartório explica que, o entulho triturado pode ser utilizado no enchimento de fundações de construção, na recuperação de estradas sem pavimentação, como sub-base para pavimentação de vias secundárias, em aterro de vias de acesso, e os grandes pedaços de concreto podem ser aplicados como material de contenção para prevenção de processos erosivos na encosta das sangas e ainda como aterro em terrenos e áreas acidentadas.