Na semana passada, o vereador Luciano Figueiró (PMDB) visitou diversas praças em regiões diferentes da cidade, e fez um levantamento do que precisa ser melhorado na infraestrutura de cada uma delas. Ao todo, o parlamentar esteve em oito lugares distintos, entretanto, os problemas são recorrentes. Na opinião de Figueiró, isto demonstra que há uma postura uniforme do atual governo em não dar prioridade para a manutenção das praças e áreas de recreação.
O parlamentar refere que, a Prefeitura deveria dar mais atenção para os locais públicos, que são espaços de convivência e recreação para uma grande parcela da população. "Há um total descaso com as praças, quase todas estão em condições precárias. Algumas praças só estão mais conservadas porque a iniciativa privada interveio. Isso reforça a tese de que o Executivo deveria buscar mais parcerias com empresas, utilizando-se da lei de adoção de praças", destacou o parlamentar.
O relatório será enviado ao Executivo em forma de Indicação, apontando as deficiências e apresentando propostas de melhorias. No entendimento de Figueiró, esse levantamento suscita algumas discussões importantes, como o cercamento das pracinhas, a guarda municipal, a aplicação da lei de parcerias com o setor privado etc.
LEVANTAMENTO - Confira o relatório elaborado por Figueiró para reurbanizar as praças, com sugestões específicas por cada região:
- Região Oeste - Bairro Santa Helena - Praça José Saldanha: reposicionar a pracinha e colocar uma quadra de esportes onde ficam os balanços;
- Região Noroeste - Bairro Medianeira - Praça de Franceschi: reforma urgente do banheiro e nivelamento da quadra de futebol de areia; Praça Carlos Lorenz: utilização de publicidade no campo de futebol, para reverter valores numa reforma total;
- Região Norte - Bairro Marina - Praça do Módulo da Brigada da Avenida Brasil: o espaço reduzido para a construção de uma quadra ou campo de esporte evidencia a relevância da implantação de um centro esportivo municipal na zona norte;
- Região Nordeste - Bairro Otaviano - Praça da Colônia Z13: estruturar o campo de futebol em parceria com a Colônia Z 13 e com a iniciativa privada.
- Região Leste - Bairro Tupinambá - Praça Tupinambá: a única quadra existente foi construída pela Associação Cachoeirense de Basquete, portanto, a Prefeitura deve ao menos fazer a manutenção.
- Região Sul - Bairro Cristo Rei - Campo de Futebol: a construção de uma praça neste espaço foi promessa de campanha do atual prefeito Ghignatti, que deve ser colocada em prática.
- Região Sul - Bairro Carvalho - Praça da Rua Borges de Medeiros: colocação de brinquedos infantis nos canteiros.
- Região Sudoeste - Bairro Fátima - Praça da Rua São Rafael: melhorias no campo de futebol para aproveitar as goleiras colocadas pela própria comunidade. Bairro Cavalheira - Praça das Nações: parceria com os quartéis para melhor aproveitar o espaço, possibilitando a realização de práticas desportivas.