...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Alunos da Escola João Neves convidam vereador para painel sobre profissões

Alunos da Escola João Neves convidam vereador para painel sobre profissões

 A turma 82 da Escola João Neves da Fontoura vem realizando uma série de palestras com o objetivo de preparar os alunos para a escolha de uma profissão. Foram convidados representantes de diferentes áreas para contar sobre o dia a dia de suas profissões. Para ilustrar sobre qual é o papel de um vereador, quais as suas funções e atribuições, os alunos chamaram o vereador Oscar Sartório (PR).

Na tarde de ontem, o parlamentar foi ao auditório da escola, onde desenvolveu um bate-papo informal que arrebatou a atenção dos jovens. Eles participaram ativamente da palestra fazendo questionamentos de toda ordem. Em suma, Sartório esclareceu que a política não deve ser encarada como uma profissão, mas, sim, como uma função social. Segundo ele, muitas pessoas fazem um julgamento equivocado sobre o que faz um vereador, cujas funções precípuas são legislar e fiscalizar a atuação do Poder Executivo. "Um vereador é muito cobrado, mas, na verdade nunca poderá realizar uma obra, apenas solicitá-la ao prefeito ou incluí-la no orçamento. É necessário que a população esteja ciente das reais possibilidades e responsabilidades de um vereador, que pertence ao Poder Legislativo, cuja principal função é elaborar e apreciar leis de sua competência ou do Poder Executivo. Outra importante função que o vereador tem é a de fiscalizar e acompanhar a execução das leis em geral, Lei Orçamentária, bem como as obras que são executadas pelo Executivo, além de também fiscalizar como são gastos os recursos financeiros que são transferidos pelos governos estadual e federal ao Executivo", analisou o vereador.

REPRESENTATIVIDADE - Sartório esclareceu que, no entanto, o povo é o patrão, pois é a população quem paga o salário do prefeito, do secretário, do atendente, do médico, do vereador, do assessor enfim, de todo o funcionalismo público municipal. "Quando o prefeito é eleito, ele recebe uma procuração unicamente para cuidar dos interesses do povo no município, e não uma escritura de posse, onde ele acha que pode fazer aquilo que bem entender sem dar satisfações ao povo, povo este que ora é representado pelos vereadores que deram a eles com seu voto, uma procuração para representá-los e consequentemente acompanhar, fiscalizar o Executivo e propor leis que venham ao encontro dos anseios da população como um todo, e não que beneficiem apenas um grupo de pessoas", explicou o parlamentar, acrescentando que a Câmara Municipal, é a casa legitima dos cidadãos, e que, portanto, pode e deve ser procurada para receber os anseios e sugestões da população.